A escola realiza algumas ações onde a comunidade está inserida, contando sempre com o envolvimento de alguns profissionais da segurança pública (polícia militar) na prevenção contra as drogas “PROERD”, também da área da saúde psicológica a qual realiza trabalhos de desenvolvimento pessoal e social “GDPS” com os alunos.
O GDPS - Grupo de desenvolvimento pessoal e social com os adolescentes é iniciativa da psicóloga em conjunto com a coordenadora Maria Inês, compreende alunos da 6ª e 7ª série, esse trabalho é desenvolvido semanalmente, realizado no contraturno dos alunos. O primeiro passo foi convidar os alunos para participar das reuniões, de forma aberta, não-obrigatória, os alunos foram aderindo ao trabalho.
De acordo com a psicóloga, não havia somente os alunos-problema, mas aquele que quisesse participar. Abordando questões pessoais próprias da idade dos adolescentes, tais como: Identidade, Qualidades, Cidadania, entre outras. Em grupos formados de acordo com o tema, foram desenvolvendo dinâmicas e atividades manuais, de formação pessoal, assistiram vídeos sobre esses temas. Não só atividades educativas mas visando o desenvolvimento total do aluno para enfrentar questões familiares e de vida.
Segundo ela: "como aquelas amigas da escola, promovendo a parceria entre sociedade e educação, contribui na formação dos alunos, dedicando um pouco de meu tempo para ajudar. Os alunos participaram da montagem de mensagens que surpreenderam a todos pela capacidade que os alunos tem e que muitas vezes não é notada e desenvolvida no cotidiano escolar".
Desta forma, podemos ver que na Escola Estadual Porto Primavera muitos dos princípios do currículo são cumpridos, com a ajuda de outros profissionais e sobretudo com a parceria entre equipe gestora e coordenação, direção, visando o objetivo maior que é o de desenvolver a formação do aluno em todos os sentidos, para que ele possa ser um cidadão participativo, consciente e com identidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...