Primeiramente podemos entender o Currículo da rede estadual de São Paulo como uma forma integrada e sistematizada de construção do conhecimento, consistindo em uma ferramenta para o gestor, que no caso é o professor, que deverá ver a aprendizagem como um resultado da coordenação entre as disciplinas. Esta integração garante o desenvolvimento total do aluno, no que consiste em seguir princípios orientadores vindos de uma ação de acordo com a base comum de conhecimento e competências entre os professores.
Os cadernos do professor e do aluno trazem sugestões de métodos e estratégias de trabalho, levando ambos a desenvolver experiências, projetos em grupo, atividades para fora da sala de aula e estudos integrados com outras disciplinas. Isto traz um norte para o preparo das atividades, claro que como dizia o poeta “Não há vento favorável a quem não sabe o porto ao qual quer chegar”. Portanto, seguindo o norte (base comum) para o ensino, o professor poderá dinamizar suas aulas, trazendo novas vivências, além de poder revisar as questões já aprendidas e ainda provocar a vontade de aprender de seus alunos.
Estes instrumentos de aprendizagem foram criados de acordo com o levantamento de ações bem sucedidas na educação, bem como o acervo documental e técnico já existente, transformadas em subsídios e documentos destinados ao professor e ao aluno. A escola - espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares - precisa ser capaz de atuar e acolher os alunos de acordo com sua particularidade e desafios, os professores coordenadores neste contexto também atuam como fomentadores de conhecimento, além de orientar as ações presentes nas escolas.
Desta forma, ao fixar metas para a evolução das escolas e ao definir base curricular comum há um sistema integrado e definido com o mínimo do que os alunos devem aprender por bimestre e por série, em cada disciplina. É importante que todos os envolvidos nesta "rede" estejam empenhados do desenvolvimento das competências e habilidades de acordo com a referência dos materiais disponibilizados no estado de São Paulo.
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