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terça-feira, 20 de outubro de 2015

Projeto interdisciplinar

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LUIS GONZAGA E A ASA BRANCA – O SER TÃO NORDESTINO


 A interdisciplinaridade acontece principalmente pautada na integração, ou seja, na ponte entre os conhecimentos e na interação, as relações entre os sujeitos envolvidos. Neste sentido, vê-se a necessidade de buscar novos caminhos, quebrando os paradigmas dos compartimentos das disciplinas, que consistem em formas lineares de classificar o conhecimento, pois raramente um tema é tratado apenas em uma área específica. Um caminho para a interdisciplinaridade consiste no desenvolvimento de projetos que respondam aos problemas enfrentados no próprio saber. Elaborando uma identificação dos pontos de encontro no concreto e não apenas no teórico. O objetivo principal deve ser sempre o de criar estratégias para facilitar a aproximação.
Assim, a proposta do tema de pesquisa seria o projeto interdisciplinar: “Luis Gonzaga e a Asa branca – O ser tão nordestino”, poderia ser trabalhada com o Ensino fundamental, com o objetivo de resgatar a importância da cultura popular nordestina. O tema incentiva a descoberta da identidade cultural nordestina e das várias manifestações existentes na região, buscando informações através de pesquisas e da reconstrução concreta dos diferentes saberes existentes, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina. Envolvendo as áreas de conhecimento em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem e Códigos e Ciências da Natureza e as disciplinas de Geografia, História, Ciências, Arte e Língua Portuguesa.
Ao envolver a música trabalhamos o sentido de conhecer a realidade que envolve as dificuldades da seca, que pode ser vista em geografia e biologia, com as variedades climáticas e de vegetação. Pode-se perceber a riqueza da canção, as rimas, o ritmo, bem como a tradição nordestina do forró, baião e da festa junina, por exemplo. Ainda mais, ao conhecer o autor da música, Luiz Gonzaga incentiva-se abordar o contexto histórico em que ele viveu e também pode-se conhecer o próprio contexto histórico dos alunos através do trabalho com biografias e Linha de Tempo. Outra proposta é envolver a arte nesta obra, com questionamentos sobre como representar o sertão artisticamente? Como se sente ao perceber a seca nestas músicas? Pode-se ainda trabalhar a seca no contexto de valorizar a água como essencial à vida humana e questionar os alunos a respeito dos temas de racionamento e estiagem que enfrentamos com o aquecimento global.
É fundamental a participação das novas tecnologias da informação e da comunicação linguagens multimidiáticas, softwares, produção de comunidade de pesquisadores, o que ampliam e agilizam esta implementação da reforma intelectual e institucional, somos, enquanto pesquisadores veículo de mudanças da forma de pesquisar, deste processo irreversível da ciência contemporânea. Neste interim, pode-se utilizar a internet, por sua vez, para a pesquisa de conteúdo jornalístico sobre preconceito contra os nordestinos e até utilizar este tema para desenvolver uma campanha contra o bullying, pois, a ciência não tem sentido se não utilizada para resolução dos grandes problemas que afetam a sociedade em termos culturais e de avanço democrático de acesso ao saber. Portanto, pode-se entender que os campos do conhecimento se alimentam de metodologias, teorias, diversos fenômenos que interagem e se integram compreendendo o ser humano de forma global, como um todo.

Veja mais: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24968>

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