A importância da tecnologia da informação na gestão das empresas públicas e privadas
Através do armazenamento, acesso, gerenciamento e uso das informações há o apoio para um controle dinâmico e consistente para a tomada de decisão, as metas são atribuídas e os sistemas de informação, de acordo com as necessidades da empresa desempenha um papel de apoio na articulação dos vários subsistemas que a constituem e efetua o processamento dos dados vindos dos vários setores, gerando informação útil e em tempo real para que a gestão tome as decisões e as ações cabíveis. Utilizando das ferramentas de gestão, a organização cria vantagens competitivas do mercado, potencializando o valor agregado ao produto ou serviço, atribuindo eficiência e eficácia com a diminuição dos erros através da segurança das informações confiáveis advindas destes sistemas.Além disso, há a diminuição da carga de trabalho, pois o processamento automatizado possibilita redução de serviço na busca de dados e informações que estão disponíveis e mesmo na redução de custos e desperdícios pois os sistemas oferecem maior controle das operações por meio do monitoramento da efetividade e produtividade.
O processo de integração e comunicações de informações.
Naturalmente, cabe a liderança a questão da gestão e a função das definições, pois há uma responsabilidade envolvida, externamente, no cálculo dos riscos, e dos resultados que virão. Porém, todos os níveis da empresa estabelecem um contato com a tomada de decisão. De acordo com a realidade específica de cada negócio e os impactos do mercado, o tamanho da empresa, por exemplo, pode-se estabelecer a necessidade da informação e o sistema utilizado.
No caso, pode-se dizer que a gestão empresarial é bastante facilitada quando há o software integrado, pois, para compreender os “dados”, de acordo com os registros das ações que acontecem ao redor, os controles fiscais, aplicabilidade, resultados e funcionalidades, os quais, através dos sistemas integrados, da acumulação de dados, relacionados entre si, comparados e passíveis de serem utilizados para exibir algumas questões norteadoras para a ação.
Desta forma há um controle dinâmico e consistente para a tomada de decisão: as metas são atribuídas, é feito o mapeamento das necessidades de matéria-prima e da programação de equipamentos. A contabilidade também é estruturada a partir dos sistemas de informação, além da contratação e manutenção dos recursos humanos com o acompanhamento dos diversos fatores de produtividade de acordo com os relatórios e serviços ofertados.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DA INFORMAÇÃO.
No cenário competitivo das organizações percebe-se uma constante busca por transformações e novas tecnologias para criação, renovação de vantagens empresariais que estabeleçam o diferencial agregando estratégias para obter sucesso. Desta forma, passa-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico que atua identificando ameaças e oportunidades e conhecimento da própria organização como um todo. Esta tecnologia abrange um rol de produtos de hardware e software destinados a facilitar o processo de gestão da informação.Segundo os autores estudados, Rezende e O’Brien, tecnologia da informação pode ser compreendida como um conjunto organizado de dados ou partes que processados se transformam em informações. O apoio para um controle dinâmico e consistente de gestão para a tomada de decisão ocorre através do processo de armazenamento, acesso, gerenciamento e uso das informações. Assim, as metas são atribuídas e os sistemas de informação, de acordo com as necessidades da empresa e desempenham um papel de apoio/meio nesta articulação incluindo os vários subsistemas que a constituem e efetuam o processamento dos dados vindos dos vários setores, gerando informação útil e em tempo real para que a gestão tome as decisões e as ações cabíveis.
A tecnologia não funciona sozinha, depende da ação humana e da informação que recebe, além disso, necessita de infraestrutura, condições do meio-ambiente onde estão instaladas e da utilidade e fluxo da informação que processam. Utilizando das ferramentas tecnológicas de gestão, a organização cria vantagens competitivas do mercado, potencializando o valor agregado ao produto ou serviço, atribuindo eficiência e eficácia com a diminuição dos erros através da segurança das informações confiáveis advindas destes sistemas.
Além disso, há a diminuição da carga de trabalho, pois o processamento automatizado e padronizado possibilita redução de serviço na busca e acesso aos dados e informações que estão disponíveis em tempo real para toda a organização e mesmo na redução de custos e desperdícios pois os sistemas oferecem maior controle das operações por meio do monitoramento da efetividade e produtividade.
Qual a relevância do sistema de informações gerenciais?
A competitividade leva as organizações a buscar o apoio as necessidades de rapidez e eficácia nos processos de tomada de decisão administrativa, para tanto o SIG – sistema de informação gerencial resultado da relação entre pessoas, tecnologias e procedimentos a fim de atingir as metas propostas. Esse sistema disponibiliza a informação consistente pelo uso de softwares e hardwares ou apenas um desses oferecendo base e norte para a decisão dos gestores e corrigir possíveis problemas podendo atuar tanto no nível estratégico quanto nos níveis tático e operacional.Analisando a realidade profissional no ambiente que trabalha, qual seria o melhor modelo de gestão, caso você tivesse autonomia para implantar? Justifique.
Segundo Barbosa, Araujo e Torres (2011), a ITIL promove a gestão com foco no cliente, interno ou externo, e na qualidade dos serviços a serem entregues, trabalhando com estruturas de processos para a administração e organização da infraestrutura de TI. A matéria do Portal da Educação, através deste modelo de gestão é possível definir e levantar o ambiente atual; Identificar problemas e objetivos; Priorizar esforços; Identificar interações críticas entre processos; Relacionar toda a gestão de TI a processos; Relacionar a organização a serviços e clientes; Identificar oportunidades para delegar atividades (insourcing) e terceirização de serviços (outsourcing).
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO.
Planejamento estratégico é o processo gerencial, elaborado na administração, seja ela pública ou privada, que possibilita ao gestor estabelecer um plano amplo e difuso que norteie as ações a fim de aumentar a possibilidade de otimização de resultados. Através deste rumo dado pelo planejamento é feito o levantamento dos fatores externos e internos, antecipando as mudanças que ocorrem no meio da organização.
Para tanto é interessante a integração da tecnologia de informação com a comunicação, utilizando sistemas verificando os recursos disponíveis e aplicando-os de forma correta e eficaz. Muitas vezes os sistemas utilizados na organização pelo setor de tecnologia da informação não são eficientes e retornam dados redundantes e não funcionais para a base de dados corporativa.Para Meireles, a alteração em qualquer sistema se define por objetivos concretos, atrelados a um planejamento eficaz, evitando desperdícios e otimizando resultados. Desta forma, o desempenho organizacional conta com o alinhamento para diminuir o retrabalho e transformar o planejamento como um processo único de maneira continua e permanente, na adequação e integração funcional entre ambiente externo (mercados) e interno (estrutura administrativa e recursos financeiros, tecnológicos e humanos).
Este recurso aplicado em planejamento da tecnologia de informação não deveria ser considerado como um gasto, mas sim como um investimento, pois é um recurso para prevenção, viabiliza prevenir todas as falhas já conhecidas, antecipando previsão de problemas para evitar desgastes desnecessários, sempre atrelado às mudanças e na busca por inovação.
Para isto, é necessário ter em mente alguns conceitos primordiais de estratégia, a fim de definir objetivos, prioridades, metas, recursos e responsabilidades, identificar oportunidades e o potencial de desenvolvimento local e sustentável. Além disso, ações estratégicas aliando propostas de ação advindas do questionamento do por que, e especialmente do para que no processo estratégico.
Portanto, a elaboração de um plano de ação, através do qual seja possível fixar um objetivo e definir os meios mais eficazes para atingi-lo, capacita a toda organização pela informação consistente que impulsiona a todos a atingirem os objetivos firmados e através da comunicação capacita a tomada de decisão dos gestores.
A importância da tecnologia da informação aliada a gestão do conhecimento: ganhos e perdas (caso haja).
Com toda a evolução de novas tecnologias, vindas da chamada era da informação, as empresas precisaram dispor de instrumentos de gestão do conhecimento voltados ao suporte de mecanismos de busca, classificação e associação de informações. Desta forma, há determinadas técnicas de padrões de bases de dados, sites da web, entre outros para armazenagem e transformação dos dados em informação e após em conhecimento através dos sistemas de gestão de informação: gestão empresarial integrada (enterprise resource planning/ERP); gestão do relacionamento com clientes (customer relationship management/CRM); gestão do relacionamento com fornecedores (suppliers relationship management/SRM); gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management/SCM); gestão do desenvolvimento colaborativo de produtos (product life-cycle management/PLM); compra de materiais indiretos (e-procurement); compra de materiais diretos (e-sourcing); mais outros tantos sistemas colaborativos via Internet pré-fixados pela letra e (eletronic); sistemas de automação de processos (workflow).
Para integrar informação e tecnologia, utiliza-se a gestão do conhecimento o que permite consultar, compartilhar e colaborar (criatividade), tanto no âmbito dos materiais de suporte como no humano, trabalhando ideias, fatos e promovendo o diferencial de mercado. A produtividade aumenta, pois a agilidade em retornar os dados e informações colabora para a eficácia do serviço realizado. Porém, é necessário um cuidado no tratamento da informação que compreende um conjunto de técnicas, segmentação, classificação, associação e agrupamento, que requerem um conjunto de tarefas a serem realizadas pelo usuário desse, tais como: Grau de formatação; Largura da cobertura desejada; Complexidade; Registros simples e múltiplos. “Aliado a isso, a informação não pode ser estática ou inútil, necessita ser compartilhada para que haja o entendimento (ou consciência organizacional). Nesse interim cria-se conhecimento e provêem suporte para colaboração, o qual quando bem difundido, resulta em transformar informação em vantagem operacional para empresa”.
Qual das tecnologias apresentadas como emergentes mais tem relevância na sua atuação profissional, justifique.
Em minha atuação profissional, as tecnologias emergentes de transmissão de dados por rede sem fio, a Internet Banda Larga e os Motores de busca foram as que mais se destacaram, pois, o trabalho com Biblioteca passou a ser bem mais sistematizado, rápido e eficaz após a modificação dos empréstimos manuais para o sistema de empréstimo com consulta on-line e os serviços de pesquisa, reserva e renovação no ambiente virtual foi importante. A internet sem fio promoveu grande avanços dada a possibilidade de locomoção, interação, transmissão e eficácia, pois torna possível conectar-se e manter conectado, podendo dar retorno no mesmo momento, inclusive o aluno pode acessar a Wi fi da instituição no ambiente em que eu trabalho. A Banda Larga é a conexão de internet que permite ao usuário navegar em alta velocidade. A diferença entre acesso discado e banda larga é a velocidade de conexão. O acesso discado tem a velocidade medida em unidades binárias para medir a velocidade da internet – Kbps. Através destes, o usuário da Biblioteca pode contatar qualquer funcionário, bem como os recursos da Biblioteca em casa mesmo. Os motores de busca são sistemas de software em que qualquer pessoa pode pesquisar aquilo que procura ou deseja, no caso o Parthenon derivado do Primus atua como buscador das obras tanto físicas como virtuais.
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