AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sequência Didática : Propaganda - inglês

Share it Please

Segmento/Série-Ano observado: 2ª Série do Ensino Médio

Relatório de observação de aulas em que a competência de leitura é desenvolvida
Planejamento Inicial

Gênero trabalhado: Gênero Publicitário (Advertisement)

Atividades propostas:

- Reconhecer hábitos de consumo e o suporte da propaganda (jornal, rádio, televisão, internet, telemarketing, outdoor);
- Atividade de localização de informação (Verdadeiro ou Falso);
- Atividade de reflexão: produtos anunciados por faixa de horário e idade;
- Estudo da Gramática: Verbos no modo Imperativo e Graus de Adjetivo (compre, tenha, coma; o menor preço, mais barato).

Número de aulas: 04 aulas

Objetivos:

- Sensibilizar os alunos para o tema proposto: a cultura do consumo;
- Reconhecimento e aprendizagem das diferentes necessidades veiculadas em um anúncio ou propaganda;
- Reconhecimento de mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagem verbal e não verbal);
- ampliar a visão do aluno em relação ao mundo,
- observar as relações de poder e ideologias presentes no anúncio publicitário
- incentivar o aluno a criar o hábito de observação,
- desenvolver o raciocínio do olhar crítico a partir da propaganda,
- motivar os alunos a criarem suas próprias propagandas
- provocar no aluno a curiosidade investigativa e a capacidade de análise em relação à leitura crítica de textos verbais e não verbais que são produzidos socialmente.
- Reconhecimento do tema.

Materiais necessários:

- Papel sulfite, canetinhas, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, papel Kraft, revistas velhas e tesouras.
- Fotocópia de propagandas em inglês;
- Fotocópia de textos sobre propaganda no rádio e na TV (Prós e Contras);
- Dicionário Bilíngue (Português/Inglês)

Descrição da pré-tarefa (pretask):

Ele iniciou o trabalho questionando os alunos em qual mercado os pais faziam as compras. Por quê?
Se é porque é próximo da casa ou se a escolha é feita com base nas propagandas em folhetos na rádio ou TV.
- Apresentar algumas propagandas, retiradas da internet, de jornais, revistas, etc.;
- Perguntar ao aluno qual propaganda chama mais atenção e por que;
- Comentar a discussão com perguntas do tipo: "Quais recursos são utilizados para mostrar cada produto: imagens, fotos, desenhos? Como são as cores? fortes ou claras? Como são as letras: grandes ou pequenas: Há pessoas na propaganda? Como são as pessoas e o que elas estão fazendo? O que mais aparece: slogan, nome da empresa, nome do produto, informações sobre o produto?";
- Perguntar qual o público-alvo de cada propaganda e peça que mostrem quais características das propagandas definem o público.

Comentários:

Utilizou o conteúdo no manuseio de diferentes textos de gêneros propaganda como cartazes, os vídeos, revistas, slogans, outdoors, internet e outros.
A apostila (Caderno do Aluno) ensina vocabulário, gramática e organização sistêmica, com aplicabilidade no dia-a-dia.

Descrição da tarefa (whiletask):

O professor apresentou a eles uma propaganda de um Shake que era de grande repercussão, uma vez que era escrito em Inglês e ter feito sucesso entre as pessoas que utilizavam.
Depois disso, entregou aos alunos vários panfletos de mercado para deixá-los manusear e procurar produtos cuja propaganda estava escrita em Inglês. Foi feita uma análise com os alunos sobre o conceito de propaganda, através da transmissão de mensagens verdadeiras ou parcialmente verdadeiras.
Aí então foi realizada uma sessão de vídeos com uma das propagandas antigas que marcaram época como: Cotonete Johnson’s, Bala de leite Kids, Pizza, pedindo aos alunos que observassem as características, o que eles falam do produto, sua imagem, se o ponto forte é o discurso ou algum recurso visual.
Leitura e entendimento de texto sobre rádio e TV

Comentários:

Provocando comentários e instigando a curiosidade, as atenções se voltaram para os detalhes que consagram essa propaganda, que é uma forma de comunicação que visa influenciar as emoções, atitudes, opiniões e ações de um público alvo específico, com fins ideológicos, políticos ou comerciais. Desta forma, o conhecimento de mundo dos alunos foi trabalhado, refletindo sobre a relação consumidor/consumo.

Descrição da pós-tarefa (posttask):

Os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes para elaborarem o texto da propaganda para vender seus objetos e postar vídeos no youtube. Foi feita uma votação das propagandas mais engraçadas e das mais convincentes. Foi estabelecido um dia para ser o dia da propaganda na escola para apresentar às outras turmas, comunidade escolar e pais, as produções dos alunos fazendo a exposição dos cartazes e vídeos.
- Criar ou selecionar um produto;
- Criar um vídeo e postar no youtube;
- Pesquisar e criar o "slogan";
- Pesquisar e criar uma frase usando comparativo de superioridade ou superlativo de superioridade;
- Observar os recursos usados em propaganda: títulos, cores, apelo visual, público-alvo.

Comentários:

A avaliação foi feita pela observação, do grau de envolvimento e argumentação dos alunos, avaliação contínua, avaliação de acordo com as propagandas feitas por eles. Dessa forma, eles (alunos) reforçam o conhecimento de mundo, o conhecimento textual e o conhecimento adquirido em aulas anteriores, para a elaboração e apresentação do poster e do vídeo.

Descrição das atividades de interação (atividades cooperativas):

A elaboração em conjunto de uma propaganda para vender os objetos causou uma verdadeira festa entre eles, os alunos dessa fase, embora tímidos e sempre voltados à própria realidade, também buscaram inovar e criar o novo. Junto com os colegas desenvolveram produtos muito fora do comum, alguns atuaram como produtores outros desenhistas e outros atores na produção dos vídeos.
Os alunos responderam um questionário avaliativo:
- O que conseguem fazer sozinhos? O que conseguem fazer sozinhos, mas com ajuda? Não conseguem fazer?
- Reconhece uma propaganda? Localiza informações específicas? E quanto às informações explícitas?
- Identifica palavras cognatas ou emprestadas? Trabalha em equipe e assume funções?

Texto opinativo

As pessoas buscam constantemente interagir através de uma diversidade de textos produzidos pela sociedade. Assim, diante dessa diversidade, na entrevista feita com o professor Paulinho, observou-se em seu trabalho com a classe, que ao abordar o estudo do gênero propaganda, há um estudo de textos de grande circulação na esfera social publicitária que envolve a sociedade como um todo e também aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, uma vez que, é um tema proposto no Caderno do aluno. Trabalhar a linguagem por meio de gêneros textuais é uma das formas de explorar a língua de uma maneira contextualizada e dinâmica, como também de desenvolver e organizar as práticas de leitura, oralidade e escrita de acordo com a interação e o processo sócio histórico.
A atividade de vivência foi muito significativa, pois o professor que acompanhei por esses dias, além de ser uma ótima profissional, também demonstra grande fluência na Língua. Ao realizar as atividades, monitorando os alunos com bastante paciência e conhecimento da arte de ensinar, as aulas foram bem preparadas e o professor utilizou com maestria o tempo de preparação para procurar atividades extras que não estavam nos cadernos, assim essas aulas foi um verdadeiro exemplo para as minhas futuras aulas de inglês. 

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism