Segmento/Série-Ano observado: 2ª Série do Ensino Médio
Relatório de observação de aulas em que a competência de leitura é desenvolvida
Planejamento Inicial
Gênero trabalhado: Gênero Publicitário (Advertisement)
Atividades propostas:
- Reconhecer hábitos de consumo e o suporte da propaganda (jornal, rádio, televisão, internet, telemarketing, outdoor);
- Atividade de localização de informação (Verdadeiro ou Falso);
- Atividade de reflexão: produtos anunciados por faixa de horário e idade;
- Estudo da Gramática: Verbos no modo Imperativo e Graus de Adjetivo (compre, tenha, coma; o menor preço, mais barato).
Número de aulas: 04 aulas
Objetivos:
- Sensibilizar os alunos para o tema proposto: a cultura do consumo;
- Reconhecimento e aprendizagem das diferentes necessidades veiculadas em um anúncio ou propaganda;
- Reconhecimento de mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagem verbal e não verbal);
- ampliar a visão do aluno em relação ao mundo,
- observar as relações de poder e ideologias presentes no anúncio publicitário
- incentivar o aluno a criar o hábito de observação,
- desenvolver o raciocínio do olhar crítico a partir da propaganda,
- motivar os alunos a criarem suas próprias propagandas
- provocar no aluno a curiosidade investigativa e a capacidade de análise em relação à leitura crítica de textos verbais e não verbais que são produzidos socialmente.
- Reconhecimento do tema.
Materiais necessários:
- Papel sulfite, canetinhas, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, papel Kraft, revistas velhas e tesouras.
- Fotocópia de propagandas em inglês;
- Fotocópia de textos sobre propaganda no rádio e na TV (Prós e Contras);
- Dicionário Bilíngue (Português/Inglês)
Descrição da pré-tarefa (pretask):
Ele iniciou o trabalho questionando os alunos em qual mercado os pais faziam as compras. Por quê?
Se é porque é próximo da casa ou se a escolha é feita com base nas propagandas em folhetos na rádio ou TV.
- Apresentar algumas propagandas, retiradas da internet, de jornais, revistas, etc.;
- Perguntar ao aluno qual propaganda chama mais atenção e por que;
- Comentar a discussão com perguntas do tipo: "Quais recursos são utilizados para mostrar cada produto: imagens, fotos, desenhos? Como são as cores? fortes ou claras? Como são as letras: grandes ou pequenas: Há pessoas na propaganda? Como são as pessoas e o que elas estão fazendo? O que mais aparece: slogan, nome da empresa, nome do produto, informações sobre o produto?";
- Perguntar qual o público-alvo de cada propaganda e peça que mostrem quais características das propagandas definem o público.
Comentários:
Utilizou o conteúdo no manuseio de diferentes textos de gêneros propaganda como cartazes, os vídeos, revistas, slogans, outdoors, internet e outros.
A apostila (Caderno do Aluno) ensina vocabulário, gramática e organização sistêmica, com aplicabilidade no dia-a-dia.
Descrição da tarefa (whiletask):
O professor apresentou a eles uma propaganda de um Shake que era de grande repercussão, uma vez que era escrito em Inglês e ter feito sucesso entre as pessoas que utilizavam.
Depois disso, entregou aos alunos vários panfletos de mercado para deixá-los manusear e procurar produtos cuja propaganda estava escrita em Inglês. Foi feita uma análise com os alunos sobre o conceito de propaganda, através da transmissão de mensagens verdadeiras ou parcialmente verdadeiras.
Aí então foi realizada uma sessão de vídeos com uma das propagandas antigas que marcaram época como: Cotonete Johnson’s, Bala de leite Kids, Pizza, pedindo aos alunos que observassem as características, o que eles falam do produto, sua imagem, se o ponto forte é o discurso ou algum recurso visual.
Leitura e entendimento de texto sobre rádio e TV
Comentários:
Provocando comentários e instigando a curiosidade, as atenções se voltaram para os detalhes que consagram essa propaganda, que é uma forma de comunicação que visa influenciar as emoções, atitudes, opiniões e ações de um público alvo específico, com fins ideológicos, políticos ou comerciais. Desta forma, o conhecimento de mundo dos alunos foi trabalhado, refletindo sobre a relação consumidor/consumo.
Descrição da pós-tarefa (posttask):
Os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes para elaborarem o texto da propaganda para vender seus objetos e postar vídeos no youtube. Foi feita uma votação das propagandas mais engraçadas e das mais convincentes. Foi estabelecido um dia para ser o dia da propaganda na escola para apresentar às outras turmas, comunidade escolar e pais, as produções dos alunos fazendo a exposição dos cartazes e vídeos.
- Criar ou selecionar um produto;
- Criar um vídeo e postar no youtube;
- Pesquisar e criar o "slogan";
- Pesquisar e criar uma frase usando comparativo de superioridade ou superlativo de superioridade;
- Observar os recursos usados em propaganda: títulos, cores, apelo visual, público-alvo.
Comentários:
A avaliação foi feita pela observação, do grau de envolvimento e argumentação dos alunos, avaliação contínua, avaliação de acordo com as propagandas feitas por eles. Dessa forma, eles (alunos) reforçam o conhecimento de mundo, o conhecimento textual e o conhecimento adquirido em aulas anteriores, para a elaboração e apresentação do poster e do vídeo.
Descrição das atividades de interação (atividades cooperativas):
A elaboração em conjunto de uma propaganda para vender os objetos causou uma verdadeira festa entre eles, os alunos dessa fase, embora tímidos e sempre voltados à própria realidade, também buscaram inovar e criar o novo. Junto com os colegas desenvolveram produtos muito fora do comum, alguns atuaram como produtores outros desenhistas e outros atores na produção dos vídeos.
Os alunos responderam um questionário avaliativo:
- O que conseguem fazer sozinhos? O que conseguem fazer sozinhos, mas com ajuda? Não conseguem fazer?
- Reconhece uma propaganda? Localiza informações específicas? E quanto às informações explícitas?
- Identifica palavras cognatas ou emprestadas? Trabalha em equipe e assume funções?
Texto opinativo
As pessoas buscam constantemente interagir através de uma diversidade de textos produzidos pela sociedade. Assim, diante dessa diversidade, na entrevista feita com o professor Paulinho, observou-se em seu trabalho com a classe, que ao abordar o estudo do gênero propaganda, há um estudo de textos de grande circulação na esfera social publicitária que envolve a sociedade como um todo e também aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, uma vez que, é um tema proposto no Caderno do aluno. Trabalhar a linguagem por meio de gêneros textuais é uma das formas de explorar a língua de uma maneira contextualizada e dinâmica, como também de desenvolver e organizar as práticas de leitura, oralidade e escrita de acordo com a interação e o processo sócio histórico.
A atividade de vivência foi muito significativa, pois o professor que acompanhei por esses dias, além de ser uma ótima profissional, também demonstra grande fluência na Língua. Ao realizar as atividades, monitorando os alunos com bastante paciência e conhecimento da arte de ensinar, as aulas foram bem preparadas e o professor utilizou com maestria o tempo de preparação para procurar atividades extras que não estavam nos cadernos, assim essas aulas foi um verdadeiro exemplo para as minhas futuras aulas de inglês.
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...