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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Gramática e Análise linguística

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Norma culta x Linguística

É necessário o equilíbrio e bom senso por parte do professor para que ao ensinar a norma culta também possa formar os chamados "poliglotas da língua", pois mais do que formar gramáticos mirins, devemos ter consciência da variedade de adequações da Língua Portuguesa. Portanto o grande desafio é diversificar os gêneros e aplicar a linguagem nos diversos contextos em que ela se modifica e é utilizada.
É muito difícil mesmo, quando temos alguns colegas e pais presos à forma e ao "correto" na língua, além de gestores que cobram que os alunos apliquem a norma culta até mesmo na oralidade, o que pra adolescentes é praticamente impossível... Se o aluno fala algo inadequado já carregamos o fardo: Cadê o professor de português??? Não é?


Qual deve ser a postura do ensino da Gramática de acordo com o Currículo do Estado de SP?

O ensino da gramática da Língua Portuguesa deve ser abordado pelo professor que é responsável por conhecer e se apropriar primeiramente dos conceitos de linguagem, o qual é assumido pelo Currículo como forma de interação e o conceito de língua que envolve a ideia de “sistema de signos específico, histórico e social, que possibilita a homens e mulheres significar o mundo e a sociedade.”. Ainda segundo o Currículo, dois aspectos principais da linguagem devem ser abordados: o conhecimento do conjunto de regras que estruturam a língua e norteiam a produção de frases e textos em geral, levando em consideração aspectos de conexão, coesão, estratégias enunciativas, e também a utilização da língua nos diversos contextos do dia-a-dia que permitem ao indivíduo desenvolver a comunicação, nesse caso a interação entre pessoas de diversos níveis culturais falantes da língua.
O professor deve, nesse sentido, realizar atividades que enfoquem o uso da língua, assim como o trabalho com a produção e compreensão de textos, tanto na oralidade quanto na escrita, de acordo com os diversos gêneros discursivos/ textuais e através de uma sucessão de atividades de reflexão sobre a língua e usos da linguagem para que o aluno seja capaz de aplicar melhor os termos e conceitos estudados. Neste módulo podemos observar que o esquema de trabalho para o professor se realiza com o seguinte: uso, reflexão, uso! A unidade de ensino, abordada neste estudo é a do texto em si e também da ortografia e sintaxe, além de considerar questões de semântica e aspectos de gênero discursivo / textual.
Ao definir as capacidades linguísticas que precisam ser desenvolvidas, o professor deve tomar como ponto de partida o texto do aluno. Por isso, um projeto de análise linguística em sala de aula e atividades de análise de textos encontrados nos diversos contextos sociais são também formas de se trabalhar a gramática. Observar primeiramente as necessidades durante o passo a passo das etapas do desenvolvimento de formação linguística do aluno, através das práticas de análise linguística que devem ser constante em todo o processo de produção de texto do aluno, ou seja, deve haver um monitoramento da prática de elaboração de textos.
A análise linguística pode ser entendida quando professor e aluno, aluno e colegas, discutem questões sobre a estrutura da escrita do texto, os efeitos de sentido de uso de palavras específicas empregadas no texto, organização de ideias de acordo com as características do gênero textual trabalhado, as respostas a essas perguntas estimulam a reflexão entre professor e aluno sobre a organização da língua dentro de determinado contexto de uso.
Leitura, escrita e conversas descontraídas são atividades do processo de comunicação. Maneiras comuns de preservar a cultura, as tradições e costumes de um povo. Todos nós temos uma percepção própria do “certo e errado” de acordo com as normas, porém na verdade o que acontece é que a lingua ocorre em níveis diferentes de atuação e de situações, ou seja, em casa com os amigos costumamos utilizar uma linguagem menos pensada e preparada, a comunicação é simples e os assuntos são mais leves, porém se a situação é de formalidade, se a discussão é sobre assuntos diversos sobre economia, direito, por exemplo. O emprego de gírias e uma linguagem simples não seriam adequados.
A linguagem pode determinar o perfil social a que o falante pertence, pessoas que não têm formação escolar, hábito de leitura, irão ter dificuldade em entender e aplicar a norma culta da lingua. Um acento pode fazer muita diferença em uma frase, determinando mudanças de sentido por apenas um detalhe de ambiguidade sintática. Pontuação também pode trazer uma mudança de sentido sintático e a Concordância são aspectos muito importantes para o sentido das frases na construção de uma situação comunicativa. O ensino, desse modo não pode ser feito utilizando frases isoladas, mas ao ler e analisar os diferentes gêneros dos próprios textos produzidos e da sociedade em geral, verificando o emprego da língua naquela situação proposta. 

Para que a leitura produza sentido, observam-se alguns elementos gramaticais do texto...

O aluno percebe no texto do autor, as várias formas de estrutura dos períodos e os elementos de ligação por meio de preposições, conjunções, alguns advérbios e expressões, os quais podem mudar os sentidos do texto. Ao ter contato com a consulta aos dicionários e gramáticas podem ampliar o repertório de novas palavras e aumentar a capacidade de construção de sentido. Ainda pode perceber que a organização sintática inadequada e/ou por mau uso dos operadores argumentativos pode resultar em textos incoerentes.
Ao conhecer os gêneros de leitura e da escrita, o aluno leva em conta as condições de produção de textos e as escolhas linguísticas, que remetem a vários outros objetos de ensino estruturais, textuais, discursivos, normativos. A aplicação de tempos verbais, a conexão, coesão nominal, coesão verbal, estratégias enunciativas no conhecimento das articulações do sistema linguístico de acordo com o estudo do texto. Além de observar os aspectos funcionais, situacionais, contextuais (comunicacionais) do uso da língua.



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