AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

domingo, 7 de outubro de 2012

O desenvolvimento da competência leitora

Share it Please

Competência leitora 

Neste contexto de formação de leitores/escritores nas nossas escolas é preciso ampliar e consolidar os conhecimentos de mundo do estudantes para que ele possa trabalhar com textos literários, jornalísticos, científicos, técnicos, etc, abordando os temas nos meios de comunicação que eles conhecem e se interessam seja na imprensa, televisão , a internet com as redes sociais. 
Esse trabalho diversificado deve contribuir para que os alunos demonstrem e se tornem de forma "consciente e consistente", sujeitos capazes de criticar e ler sobre diversos temas, que sejam engajados e comprometidos com a cultura e a memória de seu país. 
O interesse é despertado através de leituras que despertem a curiosidade do aluno, pois a leitura é necessária para conhecer o mundo.
Sugestões e bom exemplo são iniciativas que proporcionam a vontade e curiosidade dos alunos. Para ser um bom monitor e incentivador da leitura aos adolescentes também temos que ser bons leitores.

Levar a propaganda para a aula de leitura é essencial por quatro motivos: é de grande interesse dos alunos; contribui para compor o universo habitual dos educandos, em face ao enorme número de propagandas a que são expostos cotidianamente; colabora para que compreendam, interpretem e analisem os caminhos sutis que a propaganda percorre no sentido de nos induzir a incorporar determinados padrões de necessidade; coopera para formar leitores proficientes e críticos em relação à leitura, para poderem autonomamente agir.
A orientação didática da leitura da propaganda pode ser da seguinte maneira:
Feita a ativação do conhecimento prévio dos estudantes; a contextualização da propaganda; o desenvolvimento de uma leitura global, por meio de questões gerais; e, em seguida, a elaboração de um rol de questões que proporcionassem aos alunos uma leitura com riqueza de detalhes. Desta forma, para a ativação do conhecimento prévio, construiu-se uma abordagem sobre as características relativas a esse gênero textual: os suportes nos quais ele geralmente circula, características de sua apresentação com o emprego de linguagem verbal e não-verbal e o seu papel na sociedade moderna. Em relação à leitura global, solicitamos aos alunos que respondessem: qual era a fonte, o público-alvo, a autoria, o provável objetivo do autor, entre outras questões.
Para a realização da leitura completa e detalhada poderia ser verificada a linguagem não-verbal, primeiramente discutida com um objetivo para a leitura o qual consiste em depreensão do tema central do texto; logo após, analisar a importância da linguagem verbal da propaganda. Neste momento cada aluno deve ser motivado a contribuir com suas visões de mundo para que de forma coletiva todos obtenham o maior grau possível de informatividade e possam apreender o conjunto da mensagem, numa relação recíproca. Em seguida, enfatizando a compreensão dos pontos principais pode-se aplicar um roteiro contendo questões como: Qual a temática da propaganda? Como a propaganda persuade? Onde está registrada a maior parte da propaganda? Qual o slogan da propaganda? Qual o silogismo do slogan?
No caso em tela, a importância da fotografia anexa à agenda, dos desenhos no papel e da figura da agenda dentro de uma mensagem publicitária. Algumas questões elaboradas nesta parte foram: A combinação de texto verbal e texto não-verbal se torna cada vez mais comum em nossa sociedade. O que representa o espaço físico, da parte direita da propaganda? Por que há diferença entre os lados da imagem da mulher?
Na seqüência, desenvolvimento da importância que cada palavra assume para compor as estratégias de persuasão dos anúncios publicitários, uma vez que uma pessoa ao ler uma revista ou jornal, não o faz por causa dos anúncios, mas para conhecer os materiais de redação, as notícias veiculadas por este meio de comunicação. A primeira função da propaganda é chamar a atenção, ou seja, fazer com que as pessoas pratiquem a ação de ser voluntário, que corresponde ao tema central da propaganda. Algumas questões poderiam discutidas nessa parte: Qual é a parte linguística destacada na propaganda? Que inferência você pode fazer orientado por esses dizeres? Nessa série de interpretações que você realizou com este exercício, qual o possível sentido atribuído à propaganda?
No final, poderíamos desenvolver uma campanha para conscientizar os colegas na escola contra os vícios, incluindo o do cigarro.

Ampliar o próprio repertório cultural por meio da leitura

Quando o professor realiza uma leitura para a turma, revela as variadas possibilidades que os textos oferecem desde o processo de alfabetização, onde as crianças através das narrativas conhecem lugares, personagens e autores e podem nesse momento adquirir um encantamento com a leitura na vontade de aprender a ler para decifrar os livros preferidos com autonomia e descobrir novas histórias aumenta de intensidade no decorrer da vida.

A leitura é também uma prática social que pode ser trabalhada nas situações onde a turma toda participa, fazendo comentários pessoais, levantando e organizando as hipóteses, debatendo ideias. Atitudes como essas formam leitores críticos com a ajuda dos mais experientes. O papel dos professores nesse processo é fundamental, como condutores dos ouvintes para um mundo fantástico, crítico e novo. Produzir linguagens, adquirindo consciência de mundo, desenvolver a criatividade e a imaginação é resultado que provém de atos simples de incentivo dos professores.

Porém, não é preciso sempre que o professor tenha uma intenção maior com a leitura, muitas vezes basta apenas a leitura para a leitura, outras desenvolver um propósito comunicativo de entreter, emocionar, informar e até mesmo divertir com a mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita. Ao apresentar um clássico, um cordel, uma linguagem jornalística, uma crônica, um poema, ou até desenvolvendo blogs, páginas culturais, jornal da escola, entre outros, o professor pode abrir caminho para uma diversidade de saberes e formar leitores com habilidade de criticar, escrever e se comunicar.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism