Variação Linguística
O Currículo aborda questões de variação linguística, pois a língua é múltipla e variável, incluindo questões centradas no indivíduo constituído na linguagem verbal como ser humano, em sua subjetividade, portanto único em relação aos outros, e um ser social, ou seja, parte constitutiva de um todo histórico, social e culturalmente construído.
Os professores, nesse sentido, devem favorecer o acesso dos alunos ao letramento, para que conheçam e sejam fluentes na variedade padrão, porém os campos de conteúdos reconhecem os fenômenos linguísticos nas diferentes dimensões, não só na gramatical. Dessa forma, procura-se desenvolver o olhar de ação e pesquisa das dimensões subjetivas e sociais e linguísticas da turma nas diferente situações de fala e escrita.
A importância de conhecer as variedades do uso da língua diante do contexto social
Desenvolvendo o hábito de pesquisar e ensinar em sala de aula contrapondo os dados da gramática normativa com registros do cotidiano ou usuais, sendo eles formais ou informais.
Utilizar textos de jornais, revistas, histórias em quadrinhos, tiras de humor, bate-papo virtual abordando não só a gramática normativa, mas o ensino gramatical, pois é tanto textos mais elaborados e em contextos mais formais que a norma culta é encontrada isso possibilita ao aluno saber e vivenciar as diversas situações nas quais a língua é usada em sua diversidade e também de acordo com a norma culta.
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...