Desenvolvimento da linguagem |
- Domínio das linguagens: linguística, musical, corporal, gestual, o sentido das imagens, espaço e das formas...
- Participação discente: as diversas interações como aluno com os colegas, com o professor e as concepções de mundo, o aluno deverá ser protagonista.
- Processo de criação e recepção: no ensino das diversas linguagens as informações devem levar ao processo de produção à estética e crítica, o mesmo aluno que observa o processo de criação é o aluno que faz e que produz novos elementos da linguagem.
- Contextualização do conhecimento: de forma sincrônica, que nos leva a responder as questões de quando foi construída aquela linguagem? De que forma era a sociedade daquela época? De forma diacrônica, na qual podemos ver quais foram as modificações que aquela ideia de linguagem foi sofrendo ao longo do tempo, como ela foi analisada e vista por outros autores, entre outras questões. E a forma interativa, no caso, os observadores são convidados a interpretar na época atual, como o objeto de linguagem é visto, como se apresenta e ainda que relação tenha o objeto com a sociedade atual, com as pessoas no “mundo de hoje”.
- Intertextualidade: nesse princípio podemos ver a relação entre outro objeto com o objeto cultural em questão na situação de aprendizagem, questões como quem se inspirou no objeto? Com que outra forma de linguagem o objeto “conversa” e mantém uma identidade semelhante?
- Integração à cultura: Objetivo principal dos princípios do trabalho com a linguagem é que os alunos participem das aulas de forma a conhecer e absorver a cultura atual e história, integrando sua realidade com a realidade das aulas.
O aluno, neste contexto tem o papel de participante ativo das situações de aprendizagem propostas pelo currículo, bem como responsável pela interação com os colegas e com o professor. Espera-se que ele demonstre vontade de aprender e atue no processo de criação e recepção do conhecimento da nova língua, além de vivenciar os projetos expressando sua criatividade ao realizar as atividades da disciplina.
Nessa perspectiva, quem aprende deverá ser sujeito e aprendiz, sujeito no sentido de absorver o que é ensinado e modificar o conhecimento de mundo que já existia, acumulando saberes na construção da identidade e consciência de cidadania em seu papel social ao longo da vida.
No aprendizado de uma nova língua, o sujeito construtor do próprio conhecimento verá uma nova cultura e nova realidade transformada em conhecimento de si mesmo e do mundo em que vive.
O desafio maior de nossa ação pedagógica é de auxiliar o aluno a desenvolver a linguagem, de modo que seja capaz de falar adequadamente, compor suas opiniões e saber expressá-las em momentos de interação com os colegas, professores e ainda na sociedade em geral.
É importante reconhecer o ensino de Língua Portuguesa como base para a compreensão e produção das diversas áreas de ensino e aprendizagem.
Ao atribuir sentido aos códigos, através da leitura, por exemplo, o aluno é convidado a interagir e criar as próprias ideias de acordo com sua vivência social seja na oralidade ou na escrita que é base para qualquer tipo de conhecimento, pois se o aluno escreve bem, contextualizando o próprio conhecimento, é capaz de transformar a realidade de sua vida e dos que interagem com ele.
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