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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TICs no Ensino de Língua Portuguesa

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As TICs

Para utilizar as tecnologias da Comunicação e do Conhecimento a favor dos professores de Língua Portuguesa, é necessário sempre utilizar vários recursos, desde a pesquisa na internet até a produção e compartilhamento de textos em interfaces virtuais como Blogs, Webquests, etc... A complexidade das regras e exceções gramaticais também recebe uma atenção diferenciada com o uso das tecnologias, dos vídeos, das atividades on-line, quando realizadas com os alunos.

Direcionar esse trabalho, talvez seja um dos maiores desafios dos educadores na atualidade. Muitas dificuldades são encontradas, porém, é sempre uma grande experiência quando notamos que nossos alunos estão se interessando mais pelos conteúdos aplicados quando estes são compartilhados através da utilização das Tics.
Um dos projetos que podem ser realizados na disciplina de Língua Portuguesa e que pode ser cativante tanto para os alunos e consequentemente para os professores é a produção de um blog com produções de textos de diversos gêneros textuais, no qual eles fazem a produção em sala de aula, os textos são corrigidos posteriormente e depois postados pelos próprios alunos em um blog da turma.
Utilizando por exemplo, os artigos de opinião, pode-se montar um projeto com os alunos, cujo o produto final pode ser um blog na internet, onde os alunos possam postar as atividades trabalhadas em sala de aula e ao mesmo tempo interagir. Para isso é preciso conhecer o gênero nas primeiras aulas, levando artigos de opinião e questionando com os alunos sobre o que eles já conhecem a respeito. Depois orientar os educandos nos usos das ferramentas digitais para que estes possam acessar os meios de comunicação em que o gênero artigo de opinião se faz presente como blogs, revistas e jornais digitais.Uma roda de conversa pode ser feita para que os alunos possam se expressar em relação ao assunto dos textos lidos. O professor poderá organizar a turma em pequenos grupos de três componentes e distribuir entre eles vários jornais e artigos. Os grupos irão escolher uma noticia e um artigo de opinião, apontando itens que diferenciam um e outro expondo também características relevantes em um artigo de opinião. Após a análise, os grupos expõem para os demais colegas as diferenças e características que perceberam nos gêneros. Por último, e não menos importante, o professor deve promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como: a definição de títulos e tema, descrição das características presentes no gênero artigo, ampliação de vocabulário, interpretação de texto, conhecer expressões para articular em um artigo e identificar argumentos nos artigos de opinião.
Nas próximas aulas, propor um debate na turma, dividindo a classe em dois grupos onde um será a favor e o outro contra utilizando como temática uma questão polêmica, como por exemplo “Uso ou não de uniforme na escola”, " O uso do celular em sala de aula". O professor expõe na lousa os argumentos e depois analisa com os estudantes o grupo que melhor argumentou e defendeu suas opiniões. Aí então dispor de jornais locais e acesso ao laboratório de informática com internet, incentivando-os a pesquisar notícias que foram ou que são destaque em sua cidade. O professor deverá orientá-los para que anotem dicas interessantes das notícias escolhidas, como e quando aconteceram os fatos, quem foram os envolvidos no acontecimento e qual foi a questão polêmica. Depois, os educandos deverão ser incentivados a praticar o gênero artigo de opinião através da produção textual, sobre um tema que pesquisaram ou que assistiram no jornal local ou ouviram na rádio. Dessa forma exercitarão a escrita argumentativa. Os alunos deverão ler e apontar melhoramentos no texto produzido na aula anterior. Salientando: Reorganização das ideias; Pontuação; Correção ortográfica; Coerência e coesão; Reescrita do texto. No produto final os textos produzidos pela turma podem ser expostos e compartilhados em um mural da escola ou ainda se existir um blog da escola, podendo ainda criar um blog da sala ou blogs individuais dos alunos. É importante socializar e divulgar as produções textuais dos estudantes.

A produção de textos em Língua Portuguesa é um campo muito complexo, pois os alunos possuem muitas dificuldades na escrita, não leem e o que escrevem e acabam errando muito, e ficando frustrados com as próprias redações. Com esse projeto, o objetivo principal é que os alunos possam ler e comentar os textos uns dos outros, como uma atividade prazerosa e diferenciada. Trabalhando habilidades básicas como a digitação de textos no Word, e ainda a publicação na rede como uma forma de incentivo para a produção de vários textos.



O professor deve utilizá-las...




Vivemos em um mundo onde cada dia que passa há um avanço na área tecnológica, com o surgimento de novas tecnologias de informação e de conhecimento a todo instante. Estas, por sua vez, proporcionam variadas maneiras de distribuir o conhecimento. Quando se fala neste assunto associado às praticas pedagógicas, surge sempre uma dúvida: onde se encaixa o professor neste cenário?
Por vivermos em uma sociedade que está em constante transformação, não devemos deixar o professor de lado, mas devemos associá-lo ao uso das novas tecnologias como ferramenta de suporte para o ensino-aprendizagem nas escolas, pois se a utilização das mesmas acontecerem de forma apropriada, os resultados consequentemente serão satisfatórios e é ai que o professor exercerá o seu papel.
Diante deste cenário das novas tecnologias, o professor de Língua Portuguesa, que antes exercia apenas o papel de ensinar, que já estava direcionado a ele, e também o de transmissor dos conhecimentos e das suas vivências para os seus alunos, hoje é o mediador do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o aluno que antes era apenas o aprendiz, aquele que estava ali apenas para receber o conhecimento, passa a ser também o construtor da sua aprendizagem, juntamente com a turma e com os seus professores.
Para que isso ocorra, o aluno deve interagir, buscar novas informações, dialogar, proporcionar discussões sobre os assuntos que o envolvem no mundo no qual ele vive, como política, drogas, sexualidade, ética, moral. Refletir, pesquisar, desenvolver o seu lado pessoal e profissional, também são atributos para os nossos aprendizes de hoje e para que os mesmos consigam desenvolver todas essas capacidades e dar sentido e significado a todas elas, o professor deve mediar, que é na verdade o seu principal papel diante da construção do conhecimento e da aprendizagem; além de ser facilitador, motivador e estimulador da aquisição de informações que darão significados aos conhecimentos adquiridos por seus alunos.

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