Trabalhando...
Para trabalhar literatura no Ensino Médio é necessário compreender a expressão do ser humano que recria uma determinada realidade através de palavras. Literatura é arte, e para que ela seja bem compreendida é preciso ressaltar o contexto: em que ela foi produzida, do aluno que a lê, do momento da leitura. A leitura do texto literário no ensino médio é, sem dúvida, muito importante para o aluno nesta fase de sua formação escolar. O texto literário promove um encontro especial com a leitura, pois através do contato com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem, entra em contato com diferentes aspectos da Língua Portuguesa.
Quanto maior a diversidade de textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção. Neste sentido a literatura passa a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções.
A faixa etária dos alunos do ensino médio varia dos treze aos dezoito anos de idade, nesta fase o adolescente encontra-se emocionalmente vulnerável, e acaba sendo influenciado diretamente pelo poder de persuasão da mídia, dos amigos, dos preceitos consumistas, deixando levar-se, na maioria das vezes, pelas falsas ideologias. Trata-se de uma fase radical na vida do aluno, haja vista, que neste período de sua vida, o educando passa a formar uma concepção de mundo, buscando afirmar sua personalidade perante os pais, os professores e, principalmente, aos amigos. Lembrando que a linguagem conotativa do gênero literário permite ao aluno manifestar suas inquietações psíquicas de maneira saudável e inteligente.
A formação de leitores de textos literários no ensino médio é um grande desafio, as vantagens e os benefícios da literatura para a formação do aluno são incontáveis. Os textos oferecem assim, a oportunidade de levar até o adolescente um mundo onde ele, o aluno, poderá encontrar verdadeiramente a liberdade por ele tão almejada. A influência que o professor exerce no aluno deve ser utilizada de maneira positiva. Se pretendemos formar leitores, precisamos, antes de tudo, ser assíduos leitores. Ninguém dá o que não possui ninguém ensina o que não conhece!
Conforme diz o módulo, é preciso “procurar nas obras que lê aquilo que pode dar sentido à sua vida” (TODOROV, 2009) e estabelecer relações com os contextos literários, histórico, cultural, sem reduzir a um apanhado de informações. Os estilos da época e do autor devem ser examinados para só depois deter-se no estilo literário da obra em si.
Atitude do professor
O professor precisa primeiramente ter noções importantes tais como associar leitura a prazer e fruição. A leitura não deve ter como foco atender a um objetivo imediato, mas privilegiar a imaginação. Para isso, é importante que se escolha o texto a ser lido, o qual esteja adequado à etapa e ao nível cognitivo dos alunos.
Começando com leituras mais ligadas ao universo deles e, indo gradativamente e conduzindo-os a textos a mais complexos, de modo que possam entender e apreciar a Literatura.
Estudar Literatura hoje com os alunos é despertar para questões profundas do ser humano, seja por meio das obras já consagradas ou ainda provocar a escrita dos nossos pequenos e novos autores. Essa paixão dos alunos de letras pelos textos, contos, romances, deve ser ainda acesa em nossa vida como professores também. Portanto, o estudo das obras é organizado, animado e instigado por nós e deve ser feito para que os alunos conheçam e compartilhem dessa paixão.
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