AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

QUALIDADE EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Share it Please

QUALIDADE EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

As ações das organizações e a forma como planejam, obtém, controlam, melhoram e demonstram a qualidade evoluem continuamente de acordo com as mudanças políticas, sociais e econômicas. De acordo com os quadros apresentados, pode-se observar os momentos históricos e conceitos que variam na apresentação e são subdivididas ou agrupadas. No período do século XVIII e XIX, surge nas fábricas, uma divisão do trabalho com a figura do artesão, o qual era responsável pela produção e a qualidade do produto, desde a concepção até a comercialização. Após a crescente visão de produção em massa, surge a figura do inspetor formal, porém o trabalho de inspeção era reduzido a contagem, classificação e separação do produto que era bom do que era defeituoso. Na década de 30, o controle estatístico de processo e técnicas de amostragem acompanhava e avaliava a produção diária, naquela época, principalmente dos produtos bélicos, visto da Segunda Guerra Mundial. Estas técnicas possibilitavam a inspeção eficiente e detectava as causas dos defeitos com objetivo de prevenir falhas. Ao final da década de 40 já se instaurava o controle da qualidade.
A partir da década de 50, a qualidade volta-se para o enfoque do gerenciamento, apresenta-se o conceito de custos da qualidade, do projeto à utilização, e envolvendo todos os departamentos da empresa, passando a ter forte conotação preventiva, destaque para o programa zero defeitos, controle total dos aspectos técnicos, administrativos e organizacionais na engenharia da confiabilidade, exigindo maiores garantias e responsabilidades. Não há um período específico para o início da gestão estratégica da qualidade, a qual consiste em utilizar a melhoria como arma estratégica para tornar a organização mais competitiva e rentável. Neste sentido, a visão de liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos, através do compromisso assumido por todos, em equipe.
O conceito mais antigo, “qualidade como excelência”, traz como pontos fortes as características de criar a imagem do marketing como para recursos humanos, revelando o produto como de alto padrão. Porém, amplo e abstrato não é capaz de nortear o trabalho dos gestores e não basta investir no desempenho é necessário pensar também no consumidor. Conceituando “qualidade como valor”, o qual embora comece a abranger o significado de qualificar também os vários fatores como conveniência, preço, atendimento de necessidades, ainda como conceito abstrato de valor que muda com o tempo. Então, surge o conceito de “Qualidade como Conformação de Especificações”, pelo qual padronizar é o foco, tudo é medido, quantificável, monitorado conforme especificações para reduzir custos e elevar a produtividade. Porém, isso é focar somente no ambiente interno, e ainda mais não dá para se medir o setor de serviços, por exemplo, no qual o consumidor está mais interessado em desempenho do que em conformidade de padrões. Aí surge o conceito recente de “Qualidade como atendimento e/ou Superação das Expectativas dos Clientes”, considera-se a perspectiva do consumidor, ampliando a visão para o plano externo da empresa. Porém, é mais complexo, lida com o componente subjetivo do consumidor podendo confundir satisfação emocional apenas com a qualidade de produtos e serviços.


A contribuição de Deming em relação à melhoria da economia japonesa

Edward Deming contribuiu para melhorar e modificar a postura dos japoneses quanto às ideias de qualidade, alterando a visão de que os produtos e serviços deveriam atender as necessidades do cliente e que a competitividade depende da satisfação do mesmo. Além disso, não deveria haver a preocupação em atingir a qualidade somente na vigência de uma inspeção, isso deveria ser contínuo, a busca por melhorias. O intuito era de instituir novas técnicas de qualidade, através da superação de barreiras e do medo, investimento em liderança e treinamento, diminuição do custo total ao trabalhador com um fornecedor único, entre outros princípios e com essas mudanças foi responsável pelo grande desenvolvimento das indústrias japonesas no período do pós-guerra.

Quem de fato define o que é qualidade em um produto ou serviço e por quê?

Alguns autores definem qualidade como "adequação ao uso" enquanto outros a consideram como "conformidade com especificações". Portanto, pode-se afirmar que quem usa, ou consumidor, determina a qualidade do produto, serviço ou estabelecimento, ou também que as normas definidas de conformidade com os "ISOs" e os sistemas também definem.

De que forma um bom gerenciamento da informação pode contribuir para a gestão de uma organização e torná-la mais competitiva no mercado?
Com as informações convertidas a uma base digital o tempo e o espaço se confundem dada a velocidade com que se pode gerar os dados reais. Essa interatividade torna o indivíduo capaz de trocar informações de qualquer lugar para qualquer lugar, armazenar informações passadas e elaborar planejamentos futuros no presente, diariamente.Ter acesso e compartilhar informações são capacidades que baseiam as decisões das organizações. No mundo interconectado, apresentar respostas efetivas aos problemas de gerenciamento, de acordo com que criam, monitoram, localizam e avaliam os dados de atuação dos recursos humanos e demandas tecnológicas, financeiras, materiais bem como os recursos físicos, torna-se a capacidade visada pelas empresas, para incrementar a competitividade, seja via hardware software e redes de telecomunicação adequadas à organização, alcançando resultados parciais e totais de diagnóstico que nortearão as respostas adequadas às decisões da equipe.
Baseando-se em informações consistentes e bem processadas, através do conhecimento acessado pelos setores envolvidos, há melhor embasamento para tomada de decisões e eficiência na recuperação de conhecimento tornando a empresa mais competitiva.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism