No cenário
competitivo das organizações percebe-se uma constante busca por transformações
e novas tecnologias para criação, renovação de vantagens empresariais que
estabeleçam o diferencial agregando estratégias para obter sucesso. Desta
forma, passa-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico que atua
identificando ameaças e oportunidades e conhecimento da própria organização
como um todo. Esta tecnologia abrange um rol de produtos de hardware e software
destinados a facilitar o processo de gestão da informação.
Segundo os
autores estudados, Rezende e O’Brien, tecnologia da informação pode ser
compreendida como um conjunto organizado de dados ou partes que processados se
transformam em informações. O apoio para um controle dinâmico e consistente de
gestão para a tomada de decisão ocorre através do processo de armazenamento,
acesso, gerenciamento e uso das informações. Assim, as metas são atribuídas e
os sistemas de informação, de acordo com as necessidades da empresa e desempenham um
papel de apoio/meio nesta articulação incluindo os vários subsistemas que a
constituem e efetuam o processamento dos dados vindos dos vários setores,
gerando informação útil e em tempo real para que a gestão tome as decisões e as
ações cabíveis.
A tecnologia não funciona sozinha,
depende da ação humana e da informação que recebe, além disso, necessita de
infraestrutura, condições do meio-ambiente onde estão instaladas e da utilidade
e fluxo da informação que processam. Utilizando das ferramentas tecnológicas de
gestão, a organização cria vantagens competitivas do mercado, potencializando o
valor agregado ao produto ou serviço, atribuindo eficiência e eficácia com a
diminuição dos erros através da segurança das informações confiáveis advindas
destes sistemas.
Além disso, há a diminuição da carga
de trabalho, pois o processamento automatizado e padronizado possibilita
redução de serviço na busca e acesso aos dados e informações que estão
disponíveis em tempo real para toda a organização e mesmo na redução de custos
e desperdícios pois os sistemas oferecem maior controle das operações por meio
do monitoramento da efetividade e produtividade.
A importância da tecnologia da informação na gestão das empresas públicas e privadas.
Através do
armazenamento, acesso, gerenciamento e uso das informações há o apoio para um
controle dinâmico e consistente para a tomada de decisão, as metas são
atribuídas e os sistemas de informação, de acordo com as necessidades da
empresa desempenha um papel de apoio na articulação dos vários subsistemas que a
constituem e efetua o processamento dos dados vindos dos vários setores,
gerando informação útil e em tempo real para que a gestão tome as decisões e as
ações cabíveis. Utilizando das ferramentas de gestão, a organização cria
vantagens competitivas do mercado, potencializando o valor agregado ao produto
ou serviço, atribuindo eficiência e eficácia com a diminuição dos erros através
da segurança das informações confiáveis advindas destes sistemas.
Além disso, há a diminuição da carga
de trabalho, pois o processamento automatizado possibilita redução de serviço
na busca de dados e informações que estão disponíveis e mesmo na redução de
custos e desperdícios pois os sistemas oferecem maior controle das operações
por meio do monitoramento da efetividade e produtividade.
O processo de integração e comunicações de informações.
Naturalmente, cabe a liderança a
questão da gestão e a função das definições, pois há uma responsabilidade
envolvida, externamente, no cálculo dos riscos, e dos resultados que virão.
Porém, todos os níveis da empresa estabelecem um contato com a tomada de
decisão. De acordo com a realidade específica de cada negócio e os impactos do
mercado, o tamanho da empresa, por exemplo, pode-se estabelecer a necessidade
da informação e o sistema utilizado.
No caso, pode-se dizer que a gestão
empresarial é bastante facilitada quando há o software integrado, pois, para compreender
os “dados”, de acordo com os registros das ações que acontecem ao redor, os
controles fiscais, aplicabilidade, resultados e funcionalidades, os quais,
através dos sistemas integrados, da acumulação de dados, relacionados entre si,
comparados e passíveis de serem utilizados para exibir algumas questões
norteadoras para a ação.
Desta forma há um controle dinâmico e
consistente para a tomada de decisão: as metas são atribuídas, é feito o
mapeamento das necessidades de matéria-prima e da programação de equipamentos.
A contabilidade também é estruturada a partir dos sistemas de informação, além
da contratação e manutenção dos recursos humanos com o acompanhamento dos
diversos fatores de produtividade de acordo com os relatórios e serviços
ofertados.
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