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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ALINHADA AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E À QUALIDADE DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES

A Revolução da imprensa disseminação do conhecimento em massa: jornais rádios computadores e a internet, dando início a chamada Sociedade da Informação, que seria a possibilidade de acesso de toda a humanidade a todo conhecimento produzido, dando voz a vários recursos externos ao conhecimento meramente acadêmico. Com as informações convertidas a uma base digital o tempo e o espaço se confundem dada a velocidade com que se pode gerar os dados reais. Essa interatividade torna o indivíduo capaz de trocar informações de qualquer lugar para qualquer lugar, armazenar informações passadas e elaborar planejamentos futuros no presente, diariamente tudo isto para adequar os métodos a fim de atender as necessidades dos clientes.
Ter acesso e compartilhar informações são capacidades que baseiam as decisões das organizações. No mundo interconectado, apresentar respostas efetivas aos problemas de gerenciamento, de acordo com que criam, monitoram, localizam e avaliam os dados de atuação dos recursos humanos e demandas tecnológicas, financeiras, materiais bem como os recursos físicos, torna-se a capacidade visada pelas empresas, para incrementar a competitividade, seja via hardware software e redes de telecomunicação adequadas à organização, alcançando resultados parciais e totais de diagnóstico que nortearão as respostas adequadas às decisões da equipe. Essas unidades de informação são vistas como fornecedoras de insumos de valor estratégico para a gestão.
As organizações necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados, para efetivamente auxiliar os seus processos decisórios e a sua gestão empresarial, principalmente por estarem enfrentando um mercado altamente competitivo, globalizante e turbulento. De forma permanente, elas buscam adequação e ajustes entre suas funções e operações cotidianas com as reais e efetivas necessidades do meio ambiente interno e/ou externo em que estão inseridas, por meio de decisões e ações de seus gestores. As organizações inteligentes, constantemente necessitam realizar sua reestruturação, reorganização, flexibilização, adaptação e modificação de forma política, social e econômica, para continuarem presentes e crescentes no mercado de negócios.
Com as informações convertidas a uma base digital o tempo e o espaço se confundem dada a velocidade com que se pode gerar os dados reais. Essa interatividade torna o indivíduo capaz de trocar informações de qualquer lugar para qualquer lugar, armazenar informações passadas e elaborar planejamentos futuros no presente, diariamente. Ter acesso e compartilhar informações são capacidades que baseiam as decisões das organizações. No mundo interconectado, apresentar respostas efetivas aos problemas de gerenciamento, de acordo com que criam, monitoram, localizam e avaliam os dados de atuação dos recursos humanos e demandas tecnológicas, financeiras, materiais bem como os recursos físicos, torna-se a capacidade visada pelas empresas, para incrementar a competitividade, seja via hardware software e redes de telecomunicação adequadas à organização, alcançando resultados parciais e totais de diagnóstico que nortearão as respostas adequadas às decisões da equipe. Baseando-se em informações consistentes e bem processadas, através do conhecimento acessado pelos setores envolvidos, há melhor embasamento para tomada de decisões e eficiência na recuperação de conhecimento tornando a empresa mais competitiva.
Alguns autores definem qualidade como "adequação ao uso" enquanto outros a consideram como "conformidade com especificações". Portanto, pode-se afirmar que quem usa, ou consumidor, determina a qualidade do produto, serviço ou estabelecimento, ou também que as normas definidas de conformidade com os "ISOs" e os sistemas também definem. Há uma base que determina que um ambiente de sistema da qualidade define a qualidade total de acordo com cinco fatores: atendimento da expectativa do cliente; custo; atendimento adequado (prazo, local e quantidade etc.); nível de satisfação da equipe; segurança eficaz do produto oferecido ao cliente externo e interno.
Para implantar um sistema de qualidade é necessário bom planejamento e adequação operacional as funções de marketing, que tem a função de identificar as necessidades do cliente através de dados atualizados das pesquisas de mercado, levando em consideração também os funcionários da empresa. De função de projeto do produto/serviço, após as informações coletadas pela função de marketing, há um trabalho de especificações técnicas quanto aos fatores da forma de planejamento, preparação, manutenção e controle, visando a análise mais profunda para monitorar os processos do produto/serviço.
A função de prestação do serviço, lida com o alcance dos padrões de aceitabilidade (quantitativos e qualitativos). A análise de desempenho e melhorias do serviço, voltada especialmente para a liderança que é responsável pelas ações preventivas e utilização dos dados coletados para conhecer a origem dos problemas que afetam a qualidade e refazer as projeções e realizar mudanças criativas e inovadoras para melhorias do produto ou serviço. Portanto, pode-se dizer que os sistemas de informação bem planejados, visando a qualidade no seu papel estratégico é a ferramenta de alcance para alcançar os objetivos da organização: a satisfação do cliente e o crescimento da equipe de trabalho, visando corrigir os erros, diminuir os custos e definir os processos e atividades, otimizando os esforços.
Cynthia Janiele Caetano da Silva Moreno, pós-graduanda em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Unicentro.

 A relação entre Gestão de mudanças e implantação de sistemas de informação
Com as transformações presentes no mercado, as organizações necessitam de planejamento para a incorporação e acompanhamento dos processos esta equipe especializada é denominada “Gestão de Mudança”.  Primeiramente, esta equipe fica encarregada de verificar e questionar o envolvimento, interesse, conhecimento e adoção em toda organização para que as mudanças sejam seguras aos funcionários, a fim de diminuir as rejeições e as dúvidas alcançando o sucesso completo. Ao implantar as mudanças, deve-se investir em incentivos de acordo com os objetivos, sempre visando sustentar as melhorias com as ações de educação continuada, comunicação reforçada, reiteração do patrocínio, revisão de processos, entre outras. A relação entre gestão de mudanças e implantação de sistemas de informação será concretizada quando o ambiente proporcionando melhorias e ajustes nas várias fases dos projetos de acordo com o planejamento, desenvolvimento dos sistemas e sobretudo na dimensão humana.

Qual a relação entre um sistema de informação de qualidade e a satisfação do cliente?

De acordo com a qualidade do sistema de informação, os pontos fortes, processos bem estruturados, rapidez nas respostas de dados e coletas, e outros fatores é possível mensurar a satisfação dos clientes. Na análise das informações que indicam os pontos fortes do sistema e onde o sistema pode ser melhorado e com base nessas informações os gestores podem corrigir os rumos de um projeto, do sistema, ou ter um parâmetro para novos investimentos.

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