As contribuições da interdisciplinaridade para os diversos campos do conhecimento
O livro da
disciplina apresenta o pensamento de uma das maiores pesquisadoras do tema
Interdisciplinaridade e a forma com que ela orienta aos pesquisadores sobre os
desafios e buscas, que incorporadas à própria identidade, auxiliam na
totalidade do conhecimento, de acordo com os procedimentos diferenciados das
formas de pesquisar.
Na pesquisa interdisciplinar, a descoberta de si mesmo, do mais interior do que somos conduz-nos à explicitação do como nos representamos. Nesse caminho de interiorização o objetivo do pesquisador é a busca de uma nova forma de conhecimento. É caminho no qual, em certo momento, o pesquisador passa a tomar contato com seu universo imagético. (FAZENDA)De acordo com a autora, o sentido da pesquisa, portanto, deve ser de dentro para fora, ou até de fora para dentro, porém deve estar incutida na vida do pesquisador, no sentido de perceber o valor do seu trabalho, o que poderá servir como base para os demais colegas e para a própria educação em si.
Outro elemento do processo de pesquisa interdisciplinar é a escuta, a qual faz parte de um sentimento denominado amor, tanto no lado poético, artístico, quanto da arte na academia. O qual é demonstrado e vivido não somente com palavras escritas, mas com verdade nas ações desenvolvidas e registradas.No vídeo do programa Pensar e fazer arte, com Ivanir Fazenda, observa-se o conceito polissêmico de Interdisciplinaridade:
Se fossemos definir a Interdisciplinaridade, poderíamos dizer que seria a junção de disciplinas, aproximação de conteúdos que se intercomunicam, uma somatória de linguagens, algumas disciplinas se aproximam mais do que outras. Porém, conceituar vai muito além disso: Gusdorf, em 1956, apresenta uma concepção atitudinal, como se fosse mastigando o conceito pouco a pouco e esperando a digestão deste, e deveria se sentir totalmente envolvido por este conceito e todos os atos serão interdisciplinares.
Existe um conhecimento além do disciplinar, habitando nas entrelinhas que move não só racionalmente, mas na alma. Contagia a alegria da descoberta e isso não é novo, vem desde o nascimento, quando nós nos fazemos compreender e entrar em um processo de euforia, alegria e desejo de conhecer cada vez mais.
Quanto às diferenças de atitude, há um jeito de fazer educação com arte, com talento e inclusão de todos os tipos de conhecimento, o que acarreta em solidão e incomoda aos outros que ainda estão sentados e acomodados em seus lugares, porém ao perceber a riqueza dos atos podem ser contagiados pelas atitudes do professor interdisciplinar.
Todos possuem um talento que demoram para ser reconhecidos ou ainda não serão. O que há de arte em alguma pessoa? Eu preciso acreditar que a alma das pessoas possui um sentido de plenitude em cada ser humano que se configura na forma como olhamos:
Primeira camada: olhar superficial e exterior; Indo além, para segunda camada, atrás dos objetos e roupas, há um olhar nos gestos e sentimentos. Tirando o talento que está dentro de cada um e observar que há uma saída e utilização para o benefício de cada um. Ao compartilhar as ações com as pessoas o jeito que ela se coloca e aos poucos com o tempo os sentimentos. Este exercício deve ser diário.
A interdisciplinaridade deve ir além da justaposição de disciplinas - multidisciplinaridade, mais que isso, está envolvida na participação e utilização dos conhecimentos de todos os tipos sob diferentes pontos de vista na construção de sentidos diferentes.
O pensamento humano, nesse ínterim, é percebido com a diversidade não fragmentada. A interdisciplinaridade surge neste cenário como um meio, não um fim, através da qual são contempladas as dimensões humanas e afetivas.
Portanto, o professor é convidado a fazer diferente e ser mais que um executor de projetos.
A Interdisciplinaridade e os desafios
A interdisciplinaridade acontece principalmente pautada na
integração, ou seja na ponte entre os conhecimentos e na interação, as relações
entre os sujeitos envolvidos. Neste sentido, vê-se a necessidade de buscar
novos caminhos, quebrando os paradigmas dos compartimentos – disciplinas,
formas de classificar o conhecimento, pois raramente um tema é tratado apenas
em uma área. É necessário discutir as questões entre várias disciplinas. Para
isto, há os seguintes elementos que auxiliam neste processo:
·
Atitude e método
·
Integração dos conteúdos
·
Concepção unitária
·
Ensino e pesquisa – dicotomia
·
Ensino e aprendizagem – ao longo de toda a nossa vida.
Pode-se compreender a Interdisciplinaridade ainda como a inter relação
entre vários campos de conhecimento visando a pluralidade de sentidos. Este
processo segue os seguintes passos para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares:
1-
Planejamento – reflexão para o projeto, deve-se ter em mente um
esboço e previsão do desenvolvimento
2-
Execução – itens a partir da metodologia de pesquisa. Tema,
resumo, objetivos geral e específico, público-alvo, disciplinas envolvidas,
duração–cronograma, metodologia e as estratégias, recursos utilizados materiais
e humanos, bibliografia e avaliação.
Exemplos de
temas interdisciplinares: Tema da violência. Recursos humanos. Dança – envolve disciplinas
de história, etc. Meio ambiente – sociologia, ciências biológicas, tecnologia.
Mapeamento do DNA – Filosofia, ética.
Nas últimas décadas nota-se a constante união entre as áreas
para a totalidade da formação humana na ciência. A própria realidade cotidiana
quebra os paradigmas da disciplinaridade que é gerada pelo método de
fragmentação que dá forma à disciplinaridade, o que traduz a nova postura de
comunicação e partilha de saberes diversos para a criação de novos campos do
saber.
Pode-se pensar na disciplinaridade nos seguintes termos:
Inter – Os campos do
conhecimento se alimentam de metodologias, teorias, diversos fenômenos que
interagem e se integram. Apresenta-se como um Elo de ligação das diferentes
disciplinas. Pensa o ser humano de forma global, como um todo.
Multi – Aglutinação de vários
campos definidos de conhecimento.
Trans - Necessidade de reconhecer o transcender dos fenômenos e pensar
em engajamento com a ética, por exemplo. Transgressão da disciplina englobando
saberes populares e arte por exemplo.
Pode-se dizer que pesquisador
e objeto pesquisado foram estruturados rigidamente separadamente. E ainda há
muita dificuldade na prática, há um desinteresse na formação integral do
conhecimento e os currículos ainda são lineares e por isso geram conflitos. Porém,
o ser humano não pode ser pensado de forma separada e a perspectiva já aponta
para a construção de equipes interdisciplinares para os resultados das
pesquisas e vê-se a ciência moderna caminhando para o desafio da
transdisciplinaridade.
Os desafios na busca da Interdisciplinaridade
Há diferença grande entre
discurso e prática interdisciplinar. A política educacional ainda é
compartimentada em disciplinas separadas. Além disso, faz-se necessário que uma
equipe multidisciplinar dialogue para que haja entendimento, a fim de que haja
interesse em criar uma linguagem comum, uma vez que os atores estejam motivados
para integração e interação, o que gera “lerdeza” para implantação de reformas
institucionais desta cultura.
Outro desafio é o cultural,
pois desde pequenos os alunos entendem cada disciplina com sua especificidade,
de pensar em coisas separadas. Observam-se os primeiros passos para pensar em
mudanças da universidade, por exemplo, nos modelos disciplinares que não
facilitam a interdisciplinaridade na ciência. Essa reforma deve vir da base, os
professores exercitam a trans pela
interdisciplinaridade.
A docência é vivida no
campo da disciplinaridade, porém a pesquisa não. A formação dos professores, neste
sentido, deve ser exercitada cotidianamente.
O acúmulo de conhecimento
é latente, por isso ao elaborar um programa o desafio é tentar encontrar formas
de buscar vários tipos de autores e literaturas que apresentem visões de áreas
conectadas e distintas. A elaboração e reelaboração de programas e compartilhar
com as pessoas envolvidas na instituição, diminuindo, através do diálogo as
distâncias entre as disciplinas.
Um caminho para a
interdisciplinaridade consiste no desenvolvimento de projetos que respondam aos
problemas enfrentados no próprio saber. Elaborando uma identificação dos pontos
de encontro no concreto e não apenas no teórico. Criar estratégias para
facilitar a aproximação.
É fundamental a
participação das novas tecnologias da informação e da comunicação (linguagens
multimidiáticas, softwares, produção de comunidade de pesquisadores), o que
ampliam e agilizam esta implementação da reforma intelectual e institucional,
somos, enquanto pesquisadores veículo de mudanças da forma de pesquisar, deste
processo irreversível da ciência contemporânea. A ciência não tem sentido se
não utilizada para resolução dos grandes problemas que afetam a sociedade em
termos culturais e de avanço democrático de acesso ao saber.
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