Empreendedorismo em Organizações públicas
O Empreendedorismo relaciona-se com criar algo novo,
transformar ideias inovadoras em ações através das quais se produzem resultados
sejam materiais (lucro) ou imateriais (satisfação, atendimento de necessidades).
“Assim,
o empreendedorismo relaciona-se à criação de algo (ideia, produto, serviço,
processo), que caracteriza uma novidade ou inovação no ambiente (diferente do
que já existe), de modo organizado (planejado, controlado, administrado), com o
objetivo de gerar riqueza (resultado), assumindo-se os riscos dessa criação
(avaliando as dificuldades e possíveis problemas ou desafios a serem
enfrentados) ”.
Pode-se observar que a motivação para esta atitude de
empreender vem de uma ação por necessidade ou oportunidade. A primeira ocorre
quando há falta de trabalho, por exemplo e a pessoa tem a necessidade de criar
um novo trabalho para seu sustento. A segunda, é a do profissional que mesmo
empregado ou não observa a chance de criar o empreendimento, assumindo os
riscos de fracasso e a vontade de obter ganhos (ser o próprio patrão, ter
liberdade de sair da rotina, criar oportunidade de satisfação tanto no âmbito
pessoal quanto à sociedade).
Durante a infância, pode-se focar principalmente na educação
financeira e nos princípios de independência, inovação, capacidade iniciativa e
criativa, facilitando à criança focar nas próprias oportunidades, no potencial
do envolvimento em questões como construção do projeto de vida da criança,
pautado nos sonhos dela com perseverança.
A juventude vem cada vez mais participando dessa área e
lançando produtos novos e criativos. Como é de característica da juventude as
ideias e ideais, além disso, o jovem não tem medo de empreender, pois tem
acesso às diversas informações necessárias para buscar o pioneirismo e
acreditar nas chances de sucesso no mercado.
Os idosos, no que diz respeito a aposentadoria tem mudado o
foco ao longo dos anos e na prática resolvem abrir um negócio, montar roteiros
de viagem e retornar ao antigo emprego em jornadas reduzidas abertas a novas
possibilidades.
O empreendedorismo é instrumento econômico de
desenvolvimento da sociedade, pois aumenta a renda do cidadão, contribui para a
produtividade e disponibilização de tecnologias, produtos e serviços.
Estas ações nas organizações públicas transformam o poder em
favor do cidadão e seus direitos. Atualmente, há uma crescente preocupação em
fiscalizar os bens e as atividades realizadas pelo poder público. Porém, ainda
se tem um investimento muito aquém nas diversas áreas públicas e é necessário
que se faça um bom uso dos recursos escassos. Portanto, o desafio é inovar e utilizar
bem os recursos que vem da sociedade contribuinte.
A criação de projetos ou empreendimentos em organizações públicas
Pode-se haver remuneração ou não neste tipo de
empreendimento, mas a motivação frequente ao empreender nestes setores
geralmente é de que haja um reconhecimento social e satisfação pessoal, considerando-se
assim, uma missão de criar e inovar com qualidade.
Desafios do intraempreendedor
Consideram-se empreendedores os que criam novos
empreendimentos e os que inovam dentro de organizações e negócios que já
existem, este último chamado de intraempreendedor. Para este servidor que
esteja empenhado em desenvolver projetos inovadores dentro das organizações há
vários desafios.
Segundo o Livro da disciplina, pode-se considerar como desafio
maior é que não basta querer é preciso poder! Pois, as organizações públicas -
até mesmo as instituições privadas, são permeadas por leis, normas, resoluções
e regras que muitas vezes limitam as ações e delimitam os termos de mudanças, o
que impede o processo criativo do intraempreendedor. Portanto, deve-se encontrar
oportunidades dentro destas margens e saber relacionar-se com os profissionais
habilitados, a fim de convencê-los, de maneira persistente, que é realmente necessário
o tipo de mudança proposta e flexibilizar estas possíveis normas, de forma a influenciar
a execução do novo empreendimento e ter seus projetos aceitos e executados;
Ainda podemos considerar mais alguns desafios:
Ø
Administração dos recursos: para fazer mais com
menos, utilizar bem, pois os recursos advêm da população através dos impostos;
Ø
Gestão eficiente: a fim de determinar e alcançar
as metas e gerar os resultados externos esperados, de modo a satisfazer as expectativas
da sociedade (público-alvo).
Ø
Análise crítica de chefias e órgãos especializados
aos devidos projetos: que avaliem a viabilidade técnica, financeira e social
antes de autorizá-los, pois deve-se ter em mente a possibilidade do fracasso,
embora os esforços devem ser feitos para levar o novo empreendimento ao
sucesso. Nesse sentido, aprender com os erros e evitar fracassos maiores muitos
projetos são interrompidos para que não acarretem em maiores perdas dos
recursos públicos;
Ø
Existência de um ambiente amigável à inovação e
à mudança, propício ao intraempreendedorismo;
Ø
O interesse deve ser público e coletivo,
sobrepondo aos interesses individuais;
Ø
Aprender sempre mais: de maneira sistêmica, que
abranja todos os setores da empresa;
Ø
Manter o espírito crítico, questionador e
impulsionador de mudanças e quebras de paradigmas;
Ø
Formalizar a ideia em projeto escrito e
elaborado através de dados e informações relevantes, objetivos delineados e
resultados esperados;
Características do servidor público intraempreendedor:
Há alguns aspectos relevantes para caracterizar o servidor
que se propõe a desenvolver a inovação nas organizações, mesmo sem podermos
dizer que há um perfil claro que identifiquem com exatidão este profissional,
pode-se compor um conjunto de algumas habilidades essenciais dentre as
capacidades que devem possuir, sobretudo destacam-se:
Ø
Buscar a inovação e melhorias dos processos
organizacionais;
Ø
Conhecer bem sobre o negócio ou setor,
identificando possíveis riscos;
Ø
Pensar constantemente em criar produtos,
serviços e projetos para atender melhor às necessidades dos cidadãos;
Ø
Desenvolver competências necessárias para
elaboração profissional de projetos;
Ø
Atuar em equipe com comprometimento e
treinamento adequado, observando e usufruindo das competências de cada membro,
atribuindo metas e tarefas de acordo com o perfil.
Ø
Desenvolver a capacidade de negociação, aprender
a planejar e conduzir o processo pois, podem ocorrer mudanças de chefia e
cargos de comando que autorizem ou não a continuidade de projetos já iniciados;
Os processos de intraempreendedorismo contribuem com a
motivação do servidor, pois o intraempreendedor desenvolve habilidades
questionadoras, propostas de mudanças e inovação das organizações;
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