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sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Gestão da Informação

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A interação entre a gestão da informação e as decisões tomadas nas organizações

Com as informações convertidas a uma base digital o tempo e o espaço se confundem dada a velocidade com que se pode gerar os dados reais. Essa interatividade torna o indivíduo capaz de trocar informações de qualquer lugar para qualquer lugar, armazenar informações passadas e elaborar planejamentos futuros no presente, diariamente.
Ter acesso e compartilhar informações são capacidades que baseiam as decisões das organizações. No mundo interconectado, apresentar respostas efetivas aos problemas de gerenciamento, de acordo com que criam, monitoram, localizam e avaliam os dados de atuação dos recursos humanos e demandas tecnológicas, financeiras, materiais bem como os recursos físicos, torna-se a capacidade visada pelas empresas, para incrementar a competitividade, seja via hardware software e redes de telecomunicação adequadas à organização, alcançando resultados parciais e totais de diagnóstico que nortearão as respostas adequadas às decisões da equipe.

O papel da gestão da informação nas diversas organizações

O gestor da informação é o profissional capacitado a atender diferentes áreas e os mais diversos ambientes de trabalho e para isso deve desenvolver um pensamento sistêmico e considerar a visão do todo e a composição do sistema.
Levando em consideração a contextualização do sistema a fim de definir o que será possível e viável para elaborar propostas para a solução dos problemas de maneira lógica e matemática, mas também abordando a consciência do humano e real.
Lidando com a análise e interpretação de informações, bem como os recursos tecnológicos e informatizados, pode direcionar os encaminhamentos ao setor específico da empresa reduzindo as incertezas e ajudando a organização a reconhecer e identificar as fontes, transformações e ações necessárias pois agrega a qualidade e a relevância da informação promovendo soluções estratégicas após as fases de coleta, processamento, armazenamento e distribuição.

O papel estratégico da Gestão da Informação, aplicado às organizações, como ferramenta para atingir os objetivos organizacionais.

De acordo com as necessidades da empresa o sistema de informação desenvolvido desempenha um papel de apoio na articulação dos vários subsistemas que a constituem e efetua o processamento dos dados vindos dos vários setores, gerando informação útil e em tempo real para que a gestão tome as decisões e as ações cabíveis. Utilizando dessas ferramentas de gestão, a organização cria vantagens competitivas do mercado.
A gestão da informação assim, faz uma ponte entre a gestão estratégica e as tecnologias na empresa, filtrando as informações que interessam e em seguida define processos, identifica as fontes e gera novos relatórios dos sistemas.
A partir das ferramentas, permitem moldar a informação, agilizar o retorno das possíveis respostas aos problemas e transmitindo de maneira eficaz o conhecimento ao gestor para facilitar a tomada de decisão.
Os sistemas de informação são divididos pelos três níveis de organização:
SIE = ESTRATÉGICO – SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA
SIG = TÁTICO= SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
SPT = OPERACIONAL= SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES.
Os sistemas de informação são divididas pelos  três níveis de Organização:
- Sistemas de vendas e Marketing
- Sistemas de informação da Produção
- Sistemas Financeiros e Contábeis
- Sistemas de Recursos Humanos.
 Os principais objetivos ao se investir em sistemas de informação:
- Atingir a excelência operacional e a redução de erros
- Criar produtos inovadores
- Estreitar o relacionamento com os clientes, gerar fidelização
- Melhorar a tomada de decisão e diminuir os riscos
- Aumentar a competitividade
- Criar estratégias
 Todas as escolhas feitas em uma empresa implicam em tomada de decisão.Em todos os níveis e departamentos são tomadas decisões. A tomada de decisão nas organizações é sempre uma forte razão de apreensão por gerentes executivos. (BARBOSA, J.)

A informação relacionada a tomada de decisão, ferramenta de competitividade nas organizações e as novas tendências de gestão


As empresas, bem como as organizações ganham e perdem ao tomar uma decisão. Desse modo, para que o risco assumido em perder seja melhor administrado e sobretudo para ter o cálculo das consequências, faz-se necessário definir e avaliar esses aspectos que ocorrem no processo de tomada de decisão, seguindo o modelo de ações estratégicas da própria empresa ou de acordo com o filtro individual das informações fornecidas.
De acordo com os textos estudados, os sistemas de informação têm a finalidade de oferecer a estrutura para que haja uma reação por parte das empresas, alicerçadas por uma apresentação das informações, que capturem ou recuperem dados através da análise em função do processo de decisão, envolvendo um contexto para o decisor, de acordo com o objetivo da empresa. Dessa forma, as decisões podem ser tomadas sob diversas condições: certeza, incerteza e de risco, relacionadas diretamente ao potencial informativo do responsável pela análise e geração da melhor informação do sistema.
Através da informação é possível tomar a decisão com solidez, referência e histórico. Pois, há a formação de indicadores de fundamentação e movimentação seja dos valores envolvidos, seja dos fatores pessoais ou os dados sobre a estimativa econômica da empresa, estabelecendo comparações sobre o que é importante para o cliente e a capacidade de avaliar os registros quantificadores e qualificadores para fundamentar a escolha. Assim, confiar apenas na intuição, nas experiências passadas e muitas vezes ultrapassadas, poderá ser um caminho sem volta para qualquer gestor. É na transformação dos dados consistentes que são organizados, tratados e disponibilizados para este processo que se pode configurar os melhores resultados.
De acordo com a entrevista do professor Rogério Cardoso, pode-se verificar as novas tendências da gestão da informação, pautadas principalmente na mobilidade, a grande capacidade de coletar dados via computador, na web e no celular, através do qual o gestor pode tomar decisões rápidas e apenas enviar. Outra tendência é a da Virtualização, considerando os dados que são armazenados por e-mail, na nuvem, no ambiente virtual. Além disso, os arquivos chamados de Big data, compostos por grandes estruturas de armazenamento na rede.
Com as informações convertidas a uma base digital o tempo e o espaço se confundem dada a velocidade com que se pode gerar os dados reais. Essa interatividade torna o indivíduo capaz de trocar informações de qualquer lugar para qualquer lugar, armazenar informações passadas e elaborar planejamentos futuros no presente, diariamente. Para tanto, ter acesso e compartilhar informações são capacidades que baseiam as decisões das organizações. No mundo interconectado, apresentar respostas efetivas aos problemas de gerenciamento, de acordo com que criam, monitoram, localizam e avaliam os dados de atuação dos recursos humanos e demandas tecnológicas, financeiras, materiais bem como os recursos físicos, torna-se a capacidade visada pelas empresas, para incrementar a competitividade, seja via hardware software e redes de telecomunicação adequadas à organização, alcançando resultados parciais e totais de diagnóstico que nortearão as respostas adequadas às decisões da equipe.
A informação também assume o papel de insumo estratégico, que se torna a base para a competitividade da empresa. Ao investir nos sistemas de apoio, especialistas e colaborativos, a organização se destaca na exploração do uso das ferramentas de suporte, obtendo a rapidez na organização dos procedimentos relacionados ao conhecimento e aplicação para novas oportunidades de negócios, desafios e metas. Quanto melhor o gerenciamento apoiado nos sistemas de informação, maior a redução de custos, a eficácia na comunicação, integração entre os departamentos, gerando a valorização das ações voltadas aos clientes em geral e a produtividade, já que gera rapidez nas transações rotineiras e facilita a realização dos trabalhos, otimizando os resultados esperados.
De acordo com a fala do administrador Mario Persona, na atualidade existem os vendedores, que colocam a informação nos diferentes meios, e os compradores, que precisam da informação. No caso das organizações, anteriormente, a ordem era para que os funcionários encerrassem a conversa e fossem trabalhar, porém, atualmente, a ordem é que comecem a conversar e a trabalhar. A interação e a comunicação entre pessoas de departamentos diferentes contribuem para uma nova cultura de mudança e para a informação. Ao conversarem, os funcionários trabalham e conhecem a realização do outro, conhecem uns aos outros e trocam informações sobre o trabalho, isso faz com que se integrem os setores da organização, na qual todos dependem de todos, da análise de um depende a transmissão do outro e o retorno em geral.
Assim, percebe-se que há várias vantagens em transformar esses dados em informação e conhecimento, mas principalmente focar na transformação da realidade da organização e do mercado, suprindo as necessidades, resolvendo problemas e aumentando a capacidade de atuação. Através da informação, pode-se conhecer a realidade da empresa no passado, as ações que podem ser tomadas no presente, além de levantar uma projeção do futuro com relação a própria sustentabilidade e sucesso. Portanto, através deste conteúdo abrangente e muito atual, também se pode pensar nas ações do ambiente de trabalho que estamos desenvolvendo quais os dados coletados diariamente, transformados em informação e ação. Qual a contribuição da leitura destas informações para as organizações a que estamos inseridos a fim de alcançar os objetivos da empresa e também os objetivos pessoais.

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