A competência consiste em saberes, capacidades e informações que são mobilizados pelo indivíduo para que ele possa solucionar situações problema nos diferentes tipos de cultura e espaço, pois a competência é vista como adaptada ao mundo em que o ser humano está inserido. Portanto o aluno é capaz de desenvolver sua competência partindo do contexto em que vive e vivenciando os saberes em sala de aula e fora dela.
Para desenvolver um ensino por competências é necessário trabalhar problemas e projetos, trabalhos complexos e desafiadores que incitem os alunos a mobilizar seu conhecimento e completar suas visões de mundo. É preciso trabalhar de forma atuante, cooperando com os alunos e ainda se abrir a aprendizagem para a sociedade em geral, as famílias participando dos trabalhos tanto nas lições de casa quanto nas apresentações e exposições de projetos.
Um professor que trabalha projetos, nos quais os alunos são autores dos processos de criação, ações de pesquisa e exposição dos trabalhos é exemplo de prática de um professor inserido na perspectiva de desenvolvimento de competências.
Os professores, desta forma, são vistos como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido de vivência aos alunos, que quando são envolvidos nas situações de aprendizagem, ao mesmo tempo, geram aprendizagens fundamentais.

0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...