AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Método x abordagem

Share it Please
Todos nós, que já fomos alunos, temos em mente algum professor e seu "método" de nos ensinar, a forma como lembramos nos influencia também como professores. 
Assim como vimos nas ideias dos autores, sobre metodologia, notamos que a primeira forma de ensinar levando em conta o método seria aquele professor que tem uma abordagem (conteúdo, o que seria a língua e o ensino da língua) prepara uma aula e a põe em prática sem se preocupara com o contexto de materiais, objetivos, pois o objetivo é a "aula pela aula". Outros autores defendem uma forma mais significativa de ensinar, é preciso levar em conta aspectos de motivação, a variedade de materiais e estratégias de ensino de uma língua, aspectos estes que envolvem a participação dos alunos não como meros espectadores, mas interagindo com os colegas e com o professor. É necessário conhecer os alunos e instigar novas estratégias, para que o aluno se expresse sem medo de arriscar.
Abordagem seria um sentido mais amplo do modo como ensinar uma língua, vimos que antes este conceito era analisado separadamente como o fundamento do que ensinar na língua, como se diferenciassem as áreas linguísticas do método, oferecendo apenas uma forma de ensinar diferente de outra, um professor trabalharia, neste contexto, diferente dos outros, porém, atualmente, temos o conceito de abordagem envolvida com as questões do método, ou seja, as situações de ensino da língua devem abrir um amplo leque de fatores que em conjunto fazem parte da aprendizagem, não apenas separando o que ensinar? Método? Resultado? Mas sim, o que ensinar interagindo com os recursos humanos e materiais para que professor e aluno possam se desenvolver nas questões comunicativas e de vida social. 
Em "Methods-post-method", o autor define o livro didático (no caso o cadernos do aluno e do professor), como meio e a mensagem, aborda também a questão de que os professores não podem dizer que não seguem um método se devem seguir um livro didático. Nessa perspectiva, podemos ver o professor como um utilizador de meios para estimular os alunos e abordar os cadernos para que com o uso dos elementos: a natureza da linguagem; a natureza da aprendizagem de segunda língua; metas e objetivos no ensino; o tipo de programa a utilizar; o papel dos professores, alunos, materiais didáticos; as atividades, técnicas e procedimentos para usar possam ser didáticos e facilitadores ao mesmo tempo.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism