Além de traçar o perfil socioeconômico dos alunos de cada escola de acordo com a fase do ensino que estão a fim de que as escolas possam conhecer como estão as famílias dos alunos, quais as melhores grades para incrementar nas propostas curriculares e planejamento pedagógico, para desenvolver metas de aprendizagem para serem alcançadas anualmente.
Aos professores, esse exame e o índice do IDESP servem para identificar os saberes e as dificuldades e buscar novas formas de desenvolver as competências e estratégias novas de ensino.
O objetivo do ENEM enquanto avaliação nacional do ensino médio é avaliar os alunos quanto às competências e habilidades adquiridas e desenvolvidas durante sua formação nos anos em que estudou no ensino médio.
As competências avaliadas são fundamentais para o aluno no exercício de sua cidadania e para promover a busca por uma formação em nível superior ao término da escolaridade básica.
Ao incluir as diversas competências e avaliar o aluno como um todo em suas habilidades o exame abre uma oportunidade também aos professores, para ir além do ensino pelo ensino, mas também para formar alunos competentes para terem oportunidade de concorrer a tão sonhada vaga em universidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...