O método científico
Caminho para o conhecimento!
O método científico
Caminho para o conhecimento!
Quanto às bases:
- Envolve os conceitos de causa e efeito - outrora explicados com os mitos populares, depois das tentativas de explicação através do conhecimento religioso e do sobrenatural.
- Lida com experimentos reais, nos quais procura-se compreender as relações entre a causa e a natureza das coisas, aliados à observação científica e ao raciocínio lógico.
- Atua em um conjunto de atividades sistemáticas e objetiva alcançar conhecimentos válidos e verdadeiros.
Conhecimento científico - Teoria da investigação
Pensemos este processo por etapas:
Primeiramente, identificar um problema- estudar e colocar as questões precisas para identificá-lo, além de buscar novos conhecimentos acerca dos fatos.
O segundo passo, consiste em reunir os estudos sobre o problema, é a faze da revisão bibliográfica: ou seja, o exame da teoria acerca do problema a fim de definir e conceituar o problema;
Aí então, partir para elaborar o método de trabalho: encontrar a solução, buscar a invenção de novas ideias e produção de novos dados sobre o objeto da pesquisa, atuar na investigação de consequências dos resultados de acordo com a solução obtida, provar o resultado e comprovar os dados.
Nesta análise e interpretação dos dados, seja do pesquisador ou de outros trabalhos que já foram produzidos, é preciso admitir a solução do problema se for satisfatória seguir para conclusão, se não for, pode-se encaminhar para a correção das hipóteses, fundamentar as teorias, além de dar início a nova investigação.
No final da etapa, abordam-se as conclusões, lembrando que o processo do conhecimento científico é um Processo cumulativo, o que o pesquisador estudou cumula ao que outros pensadores estudaram, portanto, produzir o próprio relatório para que outros possam estudá-lo no futuro, possibilita encontra novos problemas e solucioná-los em novas pesquisas.
Elaboração do plano:
1. Introdução (colocação do problema)
2. Revisão de literatura
3. Definição do Método de trabalho
4. Coleta de dados
5. Conclusões
Escolha do Tema Delimitado
Em um assunto, escolha o tema através de um problema mais focado, dentro de uma abordagem ampla, ou seja, é necessário impor limites a um estudo, quanto ao sujeito (realidade a respeito da qual se quer saber alguma coisa) e o objeto da questão (tudo que se deseja saber a respeito do tema). Exemplo: Metodologia da pesquisa, o sujeito é a pesquisa, o objeto é a metodologia.
Os limites devem ser discutidos e definidos tanto ao objeto quanto ao sujeito, utilizando os delimitadores dos adjetivos restritivos e explicativos, indicando qualidades, condições ou estados acidentais do sujeito ou objeto. Desta forma delimitam o sentido do tema e restringem o assunto abordado pelo pesquisador.
Pode-se complementar nominalmente e especificar o conteúdo para alguma pessoa ou coisa. Além de determinar a circunstância do estudo, através do tempo ou espaço.
E então...
Pesquisar livros e artigos científicos que abordem os conceitos, do que já se sabe sobre o tema e aprofundar a respeito do problema, definindo o foco do estudo - de acordo com o interesse do pesquisador e o que já é sabido para desenvolver o projeto.
Objetivos da Metodologia científica
Demonstrar o desenvolvimento da Capacidade Temática
Se concentre em escolher o assunto da pesquisa!
Estruturar, organizar e desenvolver os projetos
Construir os elementos do pré-texto, texto e pós-texto!
Sistematizar as produções científicas (trabalhos didáticos e acadêmicos)
De acordo com os tipos de texto que são dados, resumo, artigo, etc.
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...