Baseado
no artigo Informação,
apresente seus argumentos sobre a importância da Informação para a tomada de
decisões.
A vida é cheia de momentos de tomada de decisão, nos quais há
a renúncia de outra alternativa quando estamos optando por uma escolha, ou
seja, as pessoas, empresas, organizações ganham e perdem ao tomar uma decisão. Portanto,
para que o risco assumido em perder seja melhor administrado e sobretudo para
ter o cálculo das consequências, faz-se necessário definir e avaliar esses
aspectos que ocorrem nesse processo de tomada de decisão, seguindo o modelo de
ações estratégicas da própria empresa ou de acordo com o filtro individual das
informações fornecidas.
Somente através destes registros é possível tomar a decisão
com solidez, referência e histórico. Pois, nesse momento de planejamento há a
formação de indicadores de fundamentação e movimentação seja dos valores
envolvidos, seja dos fatores pessoais. Dados sobre a estimativa econômica da
empresa, estabelecem comparações sobre o que é importante para o cliente e a
capacidade de avaliar os registros quantificadores e qualificadores para
fundamentar a escolha.
Portanto, confiar apenas na intuição, nas experiências passadas
e muitas vezes ultrapassadas poderá ser um caminho sem volta para qualquer
gestão. É na pesquisa dos dados consistentes que são organizados, tratados e
disponibilizados para este processo que pode-se configurar os melhores
resultados.
Baseado
no artigo Sistemas
de Informação - ferramenta de apoio a tomada de decisão,
apresente seu ponto de vista sobre o papel dos sistemas de informação na gestão
da empresa e como ele poderá auxiliar no processo decisório.
Naturalmente, cabe a liderança a questão da gestão e a
função das definições, pois há uma responsabilidade envolvida, externamente, no
cálculo dos riscos, e dos resultados que virão. Porém, todos os níveis da
empresa estabelecem um contato com a tomada de decisão. De acordo com a
realidade específica de cada negócio e os impactos do mercado, o tamanho da
empresa, por exemplo, pode-se estabelecer a necessidade da informação e o
sistema utilizado.
No caso, pode-se compreender os “dados”, de acordo com os
registros das ações que acontecem ao redor, os controles fiscais,
aplicabilidade, resultados e funcionalidades, os quais, através dos sistemas
informatizados, da acumulação de dados, relacionados entre si, comparados e passíveis
de serem utilizados para exibir algumas questões norteadoras para a ação.
A Coleta de Informações
é uma das etapas para a tomada de decisão, na qual é feita a interpretação
de dados comprovados, no caso os dados primários: que visam conhecer, analisar
a fonte dos aspectos envolvidos através de questionário, entrevistas, opiniões
entre outros. Após isto, vem a manipulação dos dados secundários: gerados pelo
processamento dos sistemas e que são utilizados como instrumento para a tomada
de decisões da empresa através de ferramentas, exemplos disso é o “brainstorm”
(coleta de informações e ideias a respeito de um assunto) e o diagrama de causa
e efeito que visa compreender a situação geral e analisar esses aspectos. Em
seguida esses dados serão armazenados e são gerados documentos que ficam à
disposição da agilidade do processo organizacional.
Desta forma há um controle dinâmico e consistente para a tomada
de decisão: as metas são atribuídas, é feito o mapeamento das necessidades de
matéria-prima e da programação de equipamentos. A contabilidade também é
estruturada a partir dos sistemas de informação, além da contratação e
manutenção dos recursos humanos com o acompanhamento dos diversos fatores de
produtividade de acordo com os relatórios e serviços ofertados.
“Os dados viram informação”
“A informação evita o risco”
1.
Comparação Linear – tempo
2.
Estimativa econômica, por exemplo – prazo
3.
Banco de Dados – fundamentação e movimentação
Percebe-se que há o fator competitivo do mercado. É preciso
avaliar os 3 cenários de maneira:
·
Clássica – continuar (contornar os riscos)
·
Arrojada – aumentar (otimista, pode acontecer a
potencialização dos resultados)
·
Pessimista – a situação pode ser pior (impacto
menor)
Deve-se estabelecer o valor e as regras de acordo com a
organização, tratamento e disponibilização da informação. A era da teia de
colaboração de dados, a decisão é pautada em solidez, referência e histórico. O
processo pode ser corrigido, porém o impacto é menor se a decisão for bem
formulada anteriormente.
Individual
Percepção – como o indivíduo vê a realidade
Comportamento baseia-se da percepção
Racional -
consistentes
1.
Problema
2.
Critérios
3.
Pesos
4.
Alternativas
5.
Analisar
6.
Escolher
Racionalidade limitada
Reduzir o problema a um patamar em que se entenda para
conseguir solucionar
Intuitiva (experiências vividas)
Minimizar o problema pelo excesso de confiança, buscando a
facilidade
Interpessoal
Ouvir mais as opiniões das pessoas, é importante que sejam divergentes,
e desta forma quando há uma decisão rica em observações, a chance de errar é
menor, você ganha a adesão ou a recusa das pessoas. Há a troca e a participação
do grupo, existem regras de comportamento do líder, e por isso deve-se julgar
bem.
Grupo
Quando um não tem a informação o outro pode saber, assim,
após a decisão, o resultado pode ser satisfatório ou não.
Organizacionais
Os impactos atuam diretamente na empresa.
Análise de ambiente
FOFA
Força (atividades bem realizadas)
Fraqueza (situações internas que atrapalham)
Oportunidade: (situações externas que poderão potencializar
diretamente a situação da empresa)
Ameaça (situações externas à empresa que supõem riscos que
afetarão a realidade da empresa)
Estrutura de decisão
1.
Objetivos
2.
Organizar os critérios
3.
Resultados esperados
4.
Alternativas
Coleta de Informações
Informação é a interpretação de dados comprovados.
Dados primários: não foram pesquisados (conhecer, analisar a
fonte dos aspectos envolvidos) Questionário, entrevistas, opiniões.
Dados secundários: gerados pelo processamento e são
utilizados como instrumento para a tomada de decisões da empresa através de
ferramentas, “brainstorm”, diagrama de causa e efeito.
Tomada de decisão
É necessário estar baseada em um processo consistente,
fundamentada em uma estrutura.
Análise de resultado
Aprender com o que foi acompanhado com o que foi esperado.
Monitoramento, reunião, discussão, gerar o aprendizado,
disseminar os conteúdos.
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