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quinta-feira, 23 de julho de 2015

Processo decisório

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Baseado no artigo Informação, apresente seus argumentos sobre a importância da Informação para a tomada de decisões.
A vida é cheia de momentos de tomada de decisão, nos quais há a renúncia de outra alternativa quando estamos optando por uma escolha, ou seja, as pessoas, empresas, organizações ganham e perdem ao tomar uma decisão. Portanto, para que o risco assumido em perder seja melhor administrado e sobretudo para ter o cálculo das consequências, faz-se necessário definir e avaliar esses aspectos que ocorrem nesse processo de tomada de decisão, seguindo o modelo de ações estratégicas da própria empresa ou de acordo com o filtro individual das informações fornecidas.
Somente através destes registros é possível tomar a decisão com solidez, referência e histórico. Pois, nesse momento de planejamento há a formação de indicadores de fundamentação e movimentação seja dos valores envolvidos, seja dos fatores pessoais. Dados sobre a estimativa econômica da empresa, estabelecem comparações sobre o que é importante para o cliente e a capacidade de avaliar os registros quantificadores e qualificadores para fundamentar a escolha.
Portanto, confiar apenas na intuição, nas experiências passadas e muitas vezes ultrapassadas poderá ser um caminho sem volta para qualquer gestão. É na pesquisa dos dados consistentes que são organizados, tratados e disponibilizados para este processo que pode-se configurar os melhores resultados.


Baseado no artigo Sistemas de Informação - ferramenta de apoio a tomada de decisão, apresente seu ponto de vista sobre o papel dos sistemas de informação na gestão da empresa e como ele poderá auxiliar no processo decisório.
Naturalmente, cabe a liderança a questão da gestão e a função das definições, pois há uma responsabilidade envolvida, externamente, no cálculo dos riscos, e dos resultados que virão. Porém, todos os níveis da empresa estabelecem um contato com a tomada de decisão. De acordo com a realidade específica de cada negócio e os impactos do mercado, o tamanho da empresa, por exemplo, pode-se estabelecer a necessidade da informação e o sistema utilizado.
No caso, pode-se compreender os “dados”, de acordo com os registros das ações que acontecem ao redor, os controles fiscais, aplicabilidade, resultados e funcionalidades, os quais, através dos sistemas informatizados, da acumulação de dados, relacionados entre si, comparados e passíveis de serem utilizados para exibir algumas questões norteadoras para a ação.
A Coleta de Informações é uma das etapas para a tomada de decisão, na qual é feita a interpretação de dados comprovados, no caso os dados primários: que visam conhecer, analisar a fonte dos aspectos envolvidos através de questionário, entrevistas, opiniões entre outros. Após isto, vem a manipulação dos dados secundários: gerados pelo processamento dos sistemas e que são utilizados como instrumento para a tomada de decisões da empresa através de ferramentas, exemplos disso é o “brainstorm” (coleta de informações e ideias a respeito de um assunto) e o diagrama de causa e efeito que visa compreender a situação geral e analisar esses aspectos. Em seguida esses dados serão armazenados e são gerados documentos que ficam à disposição da agilidade do processo organizacional.
Desta forma há um controle dinâmico e consistente para a tomada de decisão: as metas são atribuídas, é feito o mapeamento das necessidades de matéria-prima e da programação de equipamentos. A contabilidade também é estruturada a partir dos sistemas de informação, além da contratação e manutenção dos recursos humanos com o acompanhamento dos diversos fatores de produtividade de acordo com os relatórios e serviços ofertados.



“Os dados viram informação”
“A informação evita o risco”

1.    Comparação Linear – tempo
2.    Estimativa econômica, por exemplo – prazo
3.    Banco de Dados – fundamentação e movimentação

Percebe-se que há o fator competitivo do mercado. É preciso avaliar os 3 cenários de maneira:
·         Clássica – continuar (contornar os riscos)
·         Arrojada – aumentar (otimista, pode acontecer a potencialização dos resultados)
·         Pessimista – a situação pode ser pior (impacto menor)

Deve-se estabelecer o valor e as regras de acordo com a organização, tratamento e disponibilização da informação. A era da teia de colaboração de dados, a decisão é pautada em solidez, referência e histórico. O processo pode ser corrigido, porém o impacto é menor se a decisão for bem formulada anteriormente.

Individual

Percepção – como o indivíduo vê a realidade
Comportamento baseia-se da percepção

Racional -  consistentes
1.    Problema
2.    Critérios
3.    Pesos
4.    Alternativas
5.    Analisar
6.    Escolher

Racionalidade limitada
Reduzir o problema a um patamar em que se entenda para conseguir solucionar

Intuitiva (experiências vividas)
Minimizar o problema pelo excesso de confiança, buscando a facilidade


Interpessoal
Ouvir mais as opiniões das pessoas, é importante que sejam divergentes, e desta forma quando há uma decisão rica em observações, a chance de errar é menor, você ganha a adesão ou a recusa das pessoas. Há a troca e a participação do grupo, existem regras de comportamento do líder, e por isso deve-se julgar bem.

Grupo
Quando um não tem a informação o outro pode saber, assim, após a decisão, o resultado pode ser satisfatório ou não.

Organizacionais
Os impactos atuam diretamente na empresa.

Análise de ambiente
FOFA
Força (atividades bem realizadas)
Fraqueza (situações internas que atrapalham)
Oportunidade: (situações externas que poderão potencializar diretamente a situação da empresa)
Ameaça (situações externas à empresa que supõem riscos que afetarão a realidade da empresa)

Estrutura de decisão
1.    Objetivos
2.    Organizar os critérios
3.    Resultados esperados
4.    Alternativas

Coleta de Informações
Informação é a interpretação de dados comprovados.
Dados primários: não foram pesquisados (conhecer, analisar a fonte dos aspectos envolvidos) Questionário, entrevistas, opiniões.
Dados secundários: gerados pelo processamento e são utilizados como instrumento para a tomada de decisões da empresa através de ferramentas, “brainstorm”, diagrama de causa e efeito.

Tomada de decisão
É necessário estar baseada em um processo consistente, fundamentada em uma estrutura.

Análise de resultado
Aprender com o que foi acompanhado com o que foi esperado.
Monitoramento, reunião, discussão, gerar o aprendizado, disseminar os conteúdos.










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