AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Produção de Texto

Share it Please

As mudanças de foco na temática e trabalho com produção de texto. 

O aluno, que apenas escrevia de acordo com a tipologia textual e trabalhava apenas, narração, descrição, dissertação e produzia somente para o professor (corrigir, avaliar, mandar fazer novamente), agora passa a escrever seus textos a interlocutores variados e reais (amigos, autoridades, jornais, pessoas conhecidas), tornando a produção de texto uma forma de projeto também, no momento em que expõem na temática contextualizada e na prática os trabalhos da sala de aula para a vida. 
O trabalho com produção textual na escola deve provocar a saída da realidade focada na escola partindo para um mundo da escrita produzida pelo cidadão na sociedade. Para que ele seja capaz de elaborar variados tipos de texto na prática social tanto na oralidade quanto na escrita. O aluno deve entrar em contato com os diversos tipos de texto para que seja capaz de desenvolver seus próprios textos, comunicando através dos diversos meios de circulação e de acordo com a proposta de finalidade que o texto traz, ou seja, ao buscar um trabalho o aluno deve ser capaz de produzir um currículo bem escrito, ao expor uma crítica em um blog deve ser capaz de expor com coerência as argumentações produzidas.
A escola deve favorecer, nesse sentido, também a exposição oral, pois na vida social não apenas utilizamos o gênero textual quando escrevemos, mas também quando falamos nas diversas situações públicas. Cabe a nós, professores desenvolvermos a oralidade dos alunos durante os trabalhos didáticos, desta forma, as exposições, os debates, telefonemas, as apresentações, devem ser levados para a sociedade e aos meios de circulação envolvidos com a vivência do aluno.
É necessário trazer a escola um texto dentro da realidade de produção de gêneros textuais contextualizados na vida da criança e dos adolescentes, desenvolvendo um conjunto de capacidades e competências por meio dos gêneros que estão ligados à capacidade de narrar, relatar, fatos reais, expor, instruir e argumentar. O aluno que escrevia somente para o professor passa a escrever a interlocutores reais (amigos, autoridades, jornais, pessoas conhecidas), esse trabalho torna-se assim, um projeto no momento em que os alunos colocam em prática os trabalhos da sala de aula para a vida e da vida para a sala de aula.



Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism