AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tipologia textual x Gênero textual

Share it Please

São diversas modalidades discursivas que constituem as estruturas e as funções sociais, utilizadas como formas de organizar a linguagem.

Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. Diversos textos que circulam no mundo, as quais têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características próprias de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos de acordo com o gênero em questão.
Um gênero textual pode abranger várias tipologias de texto, as quais se constituem de traços que formam uma sequência narrativa, descritiva, dissertativa, injuntiva. A bula de remédio, por exemplo, que contém descrição, injunção e argumentos para o uso é um exemplo de gênero textual que abrange diversas situações de tipologia textual.

A mistura de vários tipos de texto envolve o trabalho com atividades que despertem para as diversas características que eles apresentam e que podem ser desenvolvidas em projetos, tais como jornais, murais, peças de teatro, além de apresentações bem-humoradas de propagandas que podem conter descrição, argumentação e outros tipos de textos.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism