Como o professor pode monitorar as atividades para que haja um trabalho colaborativo?
Nas atividades dentro da sala de aula, o professor pode monitorar, andando entre os grupos, auxiliando possíveis dúvidas e evitando conversas que possam dispersar os estudantes do objetivo do trabalho. A prática docente deve ser de monitoramento para haver um melhor aproveitamento e rendimento do trabalho em grupo, para isso é preciso saber escolher bem os grupos. Essa escolha, basicamente, leva em conta alguns passos:
- Os alunos precisam se sentir seguros, a fim de contribuir nas atividades interativas, e que elas não sejam apenas uma “diversão”. Portanto, o objetivo das tarefas deve ser claro e exposto; o professor pode colocar na lousa o andamento da aula e da atividade feita em grupo e ir marcando onde estão além de manter o controle do tempo.
- Além do trabalho em pequenos grupos, a colaboração pode ser promovida com a disposição dos alunos em forma de um semicírculo ou de maneira que eles possam se olhar, conversar e dividir matérias sem gritos, além de propiciar mais comodidade em classe, facilitando o trabalho do professor como monitor das tarefas em produção (tanto oral, como escrita), ou como um membro do grupo, pois assim os alunos não o viam como um instrutor.
Nas situações de aprendizagem de Homework é necessário cuidado ao definir os grupos entre os alunos pela afinidade, pois se a atividade é realizada fora da sala de aula deve ser levado em conta, por exemplo o fator de localização de onde o aluno mora, para facilitar a realização dos encontros para a atividade.
Entre as técnicas mais utilizadas para a divisão aleatória de grupos, podemos destacar a separação por partes de música que os alunos conhecem, pelas cores, formas, números, quebra-cabeças, por sorteio, entre outros. Dessa forma, dentro da aula, cabe ao professor definir a formação dos grupos de trabalho, onde o objetivo maior deve ser o de evitar a exclusão e proporcionar a todos uma divisão de forma justa e igualitária, na qual é importante perceber e definir o grau de conhecimento de cada um e das capacidades em comum para o desenvolvimento das habilidades sociais.
De acordo com o módulo e os conhecimentos abordados, podemos perceber que as tarefas em grupo que são feitas fora da sala de aula podem ser monitoradas de acordo com procedimentos bem simples:
- A atividade deve envolver a todos os alunos e fazer com que todos tenham algo a fazer, de acordo com o grau de dificuldade dos exercícios, o objetivo final, ou algumas características específicas da atividade.
- Antes da apresentação final pode haver uma conversa coletiva para verificar o que foi sentido pelo aluno, se o colega ajudou ou não, quais as dificuldades para desenvolver a auto-avaliação dos próprios alunos. Nesse sentido, os alunos podem elaborar uma pequena avaliação do grupo para apresentar antes do produto final, abordando questões de dificuldade de desenvolvimento seja por questões de pessoas que não estão colaborando com o trabalho ou até de que ainda precisam para terminar a atividade.
A avaliação feita pelo professor deve ser realizada desde a elaboração, a formação dos grupos, do envolvimento de cada um, até o produto final.
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