A
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS E NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Os materiais estudados
estruturam os pensamentos de vários autores quanto ao uso e gestão da
tecnologia da informação tanto no setor empresarial quanto na organização pública
para definir os benefícios alcançados através da atuação da informação como
base para a tomada de decisões e das inovações ampliando o poder de otimização
de resultados. A grande diferença encontrada entre o uso da tecnologia da
informação nas empresas e na administração pública é que o uso da TI pelo setor
privado busca explorar ao máximo os benefícios dessa tecnologia para obter
vantagem competitiva em relação aos concorrentes através da eficácia
organizacional, internamente à organização, e da competitividade, no ambiente
externo da organização.
A organização pública utiliza
desta tecnologia principalmente a fim de organizar e ofertar informações em
função dos serviços prestados. Isto significa que, além de melhorias no
ambiente interno da organização, pelo aumento da eficácia organizacional
(agilização de processos, da estrutura, da comunicação e a eliminação da
burocracia), o uso estratégico da TI e a administração dos recursos de
informática pode (e deve) melhorar o atendimento da população e os serviços
prestados ao cidadão. Alguns autores ainda trazem a concepção de que as
tecnologias e a utilização da internet atuam no serviço de troca e oferta de
informações para os cidadãos.
O contexto de informação no
qual consiste em patrimônio de valor consistente dos dados armazenados, que ao
serem classificados e organizados permitem a qualquer empresa, instituição ou
organização a sua utilização assertiva na tomada de decisão. Para tanto, há uma
constante do setor privado em investir para obtenção e manutenção da
informação. No caso, pode-se investir de forma integrada em um sistema de
gestão empresarial, o qual se alimenta de subsistemas e troca as informações de
forma ágil, proporcionando um ambiente informatizado, organizado com os moldes
da empresa e retornando de forma consistente nos processos internos. Há ainda
vários benefícios que são visados pelas empresas sobre os sistemas de
informação: agregar valor ao produto ou serviço, melhoria na qualidade, maior
segurança no retorno das informações; diminuição dos erros; eficiência e
eficácia; efetividade e produtividade; diminuição da carga de trabalho; redução
dos custos e desperdícios; um maior controle das operações, seja em questões
administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que
necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores.
O perigo em adquirir os
chamados “softwares de prateleira” nas instituições através de
licitações, por preços que estão dentro do orçamento muitas vezes curto que é
destinado ao setor é que não são adaptados a real situação da instituição e
necessitam de várias adaptações e alinhamento para serviços de aquisição de
materiais, recursos humanos, promoção de concursos, entre outras operações para
a instituição pública. Desta forma, deve-se ter um cuidado especial no processo
de planejamento estratégico e gerencial para que se estabeleçam metas voltas
para os fatores externos e internos da organização. Não há como pensar em
recurso voltado para a TI como gasto, na verdade é um investimento para que não
haja demora no processo de aplicabilidade da transformação da informação, falta
de transparência na utilização, perda de dados, impedimento de atender as
necessidades do usuário, seja ele um cliente ou cidadão.
Portanto, a
gestão da TI na administração pública deve vislumbrar não apenas o contexto
interno da organização que visa obter a eficácia organizacional, mas
principalmente o ambiente externo, que diferencia a qualidade dos serviços
prestados ao cidadão, contribuindo para uma atuação eficaz do poder público na
área de atuação de sua competência. Independentemente do tipo de organização -
privada ou pública - o gestor precisa orientar a tomada de decisão dos
investimentos tomando como princípio a racionalidade econômica, ou seja, utilizando
os recursos de maneira a obter maior resultado de acordo com o planejamento.
Cynthia Janiele Caetano da Silva Moreno,
pós-graduanda em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Unicentro.
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