AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Participe

Tags

Subscribe Here

Label

Sponsor

Categories

About

Pesquisar este blog

Popular Posts

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Criatividade na Educação

Share it Please
Bom dia a todos!

A disciplina da pós-graduação que estou desenvolvendo solicitou que indicássemos um vídeo para relacionar com a criatividade na educação. Separei três vídeos para conferirmos:

Primeiramente, uma professora cria um vídeo no youtube sobre as novas ferramentas em favor do professor, e desenvolve, dessa forma, a metalinguagem (o vídeo produzido em um editor de vídeo) e traz uma bela mensagem a todos os outros profissionais do ensino 


No segundo vídeo, temos o grande pensador Rubem Alves, no qual ele diz que o objetivo do professor não é ensinar coisas... é criar a alegria de pensar, provocar a curiosidade para ensinar o aluno a pensar e a construir seu conhecimento. 



E, por fim, o vídeo “Aprender a aprender”, é necessário incutir no professor as ideias, pois capacidade todos tem de fazer diferente e principalmente, “fazer a diferença” na vida do aluno, a habilidade demonstrada no vídeo é muito emocionante! Fecha com “chave de ouro”. Belo vídeo!



Portanto, pode-se dizer que a criatividade, do latim creare significa fazer e do grego krainen significa realizar, é uma atividade em que o indivíduo utiliza-se de diversos meios através dos quais envolvem os outros indivíduos e trabalham as funções tanto cognitivas quanto emocionais para motivarem alguém a criar também. E nessa "ciranda criativa" alguns fatores giram em torno dos sentidos, relacionando-se entre si, neste contexto: Inteligência, estilos intelectuais, conhecimento, personalidade, motivação e contexto ambiental.


Estimular a inteligência e a originalidade 


Já conhecemos através da história, tantos nomes de inventores, que através dos erros e após muitas tentativas desastradas alcançaram o sucesso em seus inventos. Veja aqui e aqui
O professor criativo estimula as novas tentativas e as possibilidades de escolha e soluções de problemas reais. Envolver o prazer nas atividades em sala de aula é fundamental. 
Dizem que através do bom humor, um palestrante pode prender a atenção da plateia e conquistar a confiança da mesma durante todos os próximos momentos da audição. Daí a importância de pesquisar novos vídeos e conteúdos que chamem a atenção da turma. O clima da sala de aula envolve a postura do professor e dos interlocutores, neste processo de aprendizagem, no qual, deve haver a desenvoltura das estratégias para as atitudes criativas:
  • Solução de problemas 
  • ter experiências próprias; 
  • Ensinar a pensar - fazer perguntas desafiadoras e investigar; 
  • Seminários de vivência e jogos - analogia, invenção, fantasia; 
  • a Arte como meio de criar;
  • Modificações no currículo - abrir horizontes; 
  • Liberdade de ação - que levem a espaços desconhecidos; 
  • Motivação - comunicar e decidir: “serão mais criativas se tiverem liberdade para decidir como escalar determinada montanha, mas você não precisa deixá-las escolher a montanha a ser escalada”Amabile (1999)

Tudo isto nos traz a impressão de que para obter um ambiente criativo de aprendizagem é necessário coragem para tomar iniciativas, arriscar e aceitar desafios, confiar em si e estimular a curiosidade.
Nisto, pode-se inserir as questões a respeito das novas tecnologias, metodologias inovadoras aplicadas tanto nas salas de aula, quanto fora delas. Os métodos audiovisuais, filmes, músicas, trabalhos de exposição, já podem ser armazenados e disponibilizados em diversos ambientes na internet. O compartilhamento tem novo significado nos nossos dias, as pessoas podem vivenciar a criatividade através dos diversos mecanismos que nos proporciona.
Para finalizar, saliento conforme as palavras do autor do artigo estudado:
Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade. Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão signifi ca ter sentimentos e criatividade é igual à ação. “Na ação, há toda espécie de criatividade – música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciência, tecnologia. No sentimento, tudo é estético – amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p. 15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.”
O professor deve estar atento e chamar a atenção para o conhecimento e para isso a criatividade é fundamental. Elabore desafios e jogos simples, mas que sejam originais. Quem não se lembra das grandes perguntas desafiadoras dos professores que passaram em nossas vidas? E dos jogos cheios de novidades que vivenciamos nos ensinos fundamentais passados. Faça a diferença na vida dos alunos! Seja criativo!






Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

Pode comentar...

© 2013 Professorando. All rights resevered. Designed by Templateism