A disciplina da pós-graduação que estou desenvolvendo solicitou que indicássemos um vídeo para relacionar com a criatividade na educação. Separei três vídeos para conferirmos:
Primeiramente, uma professora cria um vídeo no youtube sobre as novas ferramentas em favor do professor, e desenvolve, dessa forma, a metalinguagem (o vídeo produzido em um editor de vídeo) e traz uma bela mensagem a todos os outros profissionais do ensino
No segundo vídeo, temos o grande pensador Rubem Alves, no qual ele diz que o objetivo do professor não é ensinar coisas... é criar a alegria de pensar, provocar a curiosidade para ensinar o aluno a pensar e a construir seu conhecimento.
E, por fim, o vídeo “Aprender a aprender”, é necessário incutir no professor as ideias, pois capacidade todos tem de fazer diferente e principalmente, “fazer a diferença” na vida do aluno, a habilidade demonstrada no vídeo é muito emocionante! Fecha com “chave de ouro”. Belo vídeo!
Portanto, pode-se dizer que a criatividade, do latim creare significa fazer e do grego krainen significa realizar, é uma atividade em que o indivíduo utiliza-se de diversos meios através dos quais envolvem os outros indivíduos e trabalham as funções tanto cognitivas quanto emocionais para motivarem alguém a criar também. E nessa "ciranda criativa" alguns fatores giram em torno dos sentidos, relacionando-se entre si, neste contexto: Inteligência, estilos intelectuais, conhecimento, personalidade, motivação e contexto ambiental.
Estimular a inteligência e a originalidade
Já conhecemos através da história, tantos nomes de inventores, que através dos erros e após muitas tentativas desastradas alcançaram o sucesso em seus inventos. Veja aqui e aqui.
O professor criativo estimula as novas tentativas e as possibilidades de escolha e soluções de problemas reais. Envolver o prazer nas atividades em sala de aula é fundamental.
Dizem que através do bom humor, um palestrante pode prender a atenção da plateia e conquistar a confiança da mesma durante todos os próximos momentos da audição. Daí a importância de pesquisar novos vídeos e conteúdos que chamem a atenção da turma. O clima da sala de aula envolve a postura do professor e dos interlocutores, neste processo de aprendizagem, no qual, deve haver a desenvoltura das estratégias para as atitudes criativas:
- Solução de problemas
- ter experiências próprias;
- Ensinar a pensar - fazer perguntas desafiadoras e investigar;
- Seminários de vivência e jogos - analogia, invenção, fantasia;
- a Arte como meio de criar;
- Modificações no currículo - abrir horizontes;
- Liberdade de ação - que levem a espaços desconhecidos;
- Motivação - comunicar e decidir: “serão mais criativas se tiverem liberdade para decidir como escalar determinada montanha, mas você não precisa deixá-las escolher a montanha a ser escalada”Amabile (1999)
Tudo isto nos traz a impressão de que para obter um ambiente criativo de aprendizagem é necessário coragem para tomar iniciativas, arriscar e aceitar desafios, confiar em si e estimular a curiosidade.
Nisto, pode-se inserir as questões a respeito das novas tecnologias, metodologias inovadoras aplicadas tanto nas salas de aula, quanto fora delas. Os métodos audiovisuais, filmes, músicas, trabalhos de exposição, já podem ser armazenados e disponibilizados em diversos ambientes na internet. O compartilhamento tem novo significado nos nossos dias, as pessoas podem vivenciar a criatividade através dos diversos mecanismos que nos proporciona.
Para finalizar, saliento conforme as palavras do autor do artigo estudado:
Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: consciência, compaixão e criatividade. Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão signifi ca ter sentimentos e criatividade é igual à ação. “Na ação, há toda espécie de criatividade – música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciência, tecnologia. No sentimento, tudo é estético – amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p. 15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.”O professor deve estar atento e chamar a atenção para o conhecimento e para isso a criatividade é fundamental. Elabore desafios e jogos simples, mas que sejam originais. Quem não se lembra das grandes perguntas desafiadoras dos professores que passaram em nossas vidas? E dos jogos cheios de novidades que vivenciamos nos ensinos fundamentais passados. Faça a diferença na vida dos alunos! Seja criativo!
0 comentários:
Postar um comentário
Pode comentar...