Biblioteca é local de contato com os outros e consigo mesmo. Portanto, esta iniciativa aborda as pessoas como uma grande REDE de cooperativa, participante e planejada pela própria comunidade, através da escolha de plano de trabalho, seleção do acervo e na formação e capacitação dos trabalhadores.
Ecofuturo - Projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso
O projeto de inclusão social “Biblioteca Comunitária Ler é preciso”, no qual pode-se perceber a ação do projeto ECOFUTURO, desenvolvendo nos novos espaços um leitor com capacidade crítica e com gosto pela leitura, criando novas expectativas de vida.
Em muitos municípios não há um espaço de livraria ou Biblioteca para a comunidade, desta forma criando esta infraestrutura tanto física quanto de conteúdo é possível abranger a população, alunos, professores, enfim a todos.
Nesta visão, a Biblioteca é espaço para se comunicar e envolver as pessoas para o bem comum: conhecimento a toda comunidade, realizando sonhos, vontades e levando a todos na viagem dos livros: “aproximar livro do leitor e leitor do mundo”.
Biblioteca Joanina em Coimbra
A Biblioteca Joanina é retratada como um local “de ouro”, não só pelo revestimento desse setor, mas também pelo conteúdo das obras. Desta forma, a Biblioteca deve traduzir este sentido ao leitor, como um local de que não se cansa de ir, até mesmo visitado constantemente por outros seres que conservam o local: os morcegos.
O apresentador nos fala também do sentido de liberdade que o livro traduz, para ilustrar ele explana sobre um lugar no pátio inferior à Biblioteca, o qual era utilizado como local de prisão nos tempos antigos e também após foi utilizado como punição aos alunos mal-educados, porém ao conhecerem a leitura poderiam ter novamente o acesso à liberdade, “com os livros, somos livres”.
O livro é um convite a imaginar mundos, com os chamados da ficção, da fantasia, que nos levam a outras possibilidades. Também em contrapartida, importa os mundos escritos, como os que mostram a natureza como foi vista, a história humana, entre tantos outros científicos e de realidade.
Com esta riqueza podemos manifestar a Biblioteca como espaço de saber e de arte, representada pelos autores e absorvida pelos leitores.